Do lixo para a vida: surge o pomar do bairro das Fontes
Alunos da Escola Santo Antônio ajudaram no plantio das árvores
Através de um pedido de alunos, professores e direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, do bairro das Fontes, em Soledade, a Secretaria Municipal da Agricultura, na pessoa do titular da pasta, Araken Landin, aceitou o desafio de transformar uma área degradada, que estava servindo como depósito de lixo e entulhos, nos fundos do ginásio de esportes daquela comunidade, em um pomar repleto de árvores frutíferas de algumas variedades.
Após algumas análises do local, a equipe de profissionais da secretaria em questão, entrou em ação. Limpeza total do terreno, aplainamento, correção do solo, e, por fim, o plantio de 49 árvores frutíferas, sendo: laranjeiras, bergamoteiras e limoeiros, que, segundo Araken, deverão produzir frutas em um período aproximado de dois a três anos.
“Tínhamos uma APP (Área de Preservação Permanente) que estava sendo agredida, degradada pela ação do ser humano, que empilhavam lixo e entulhos no local, sem a mínima preocupação com o meio ambiente, e de que no local há uma nascente de um riacho, que inclusive já formou, logo abaixo do local agredido, uma cascatinha. Tiramos esta área do lixo e revitalizamos para a vida”, enfatizou Araken.
A área em questão, após o plantio das árvores, deverá ser cuidada e protegida pelos professores, funcionários e alunos da Escola Santo Antônio, além, evidentemente, da própria comunidade do bairro, conforme acordado com a administração municipal.
Para a prefeita Marilda Borges Corbelini, escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore, dá um significado extraordinário à vida, e essas crianças começaram com o plantio de árvores, estão no caminho certo”, verbalizou.
Comentários