A relevância da árvore para a preservação do ecossistema
Baixar ÁudioFatores como a baixa umidade do ar e raios solares ultravioletas, agressivos ao ser humano, são consequências da pouca capacidade de preservar a natureza
A derrubada da mata nativa tem causado o aumento no aquecimento global. Fatores como a baixa umidade do ar e raios solares ultravioletas, agressivos ao ser humano, são consequências da pouca capacidade de preservar a natureza. O engenheiro agrônomo Roberto Colletti concedeu entrevista a Tua Rádio Cristal na manhã desta sexta-feira, 22/09.
“É preciso respeitar a legislação ambiental. Alagamentos como esse na região do Vale do Taquari poderiam ser amenizados se a região tivesse mais árvores nas margens dos rios", alertou. A legislação atual determina que precisam ser mantidos nas margens de rios 30 metros de mata original em ambos os lados.
A primavera inicia na madrugada de sábado, 23/09, às 3h50, no hemisfério sul. Estação importante para a apicultura, além do mel, as abelhas ajudam na polinização de frutas, legumes e grãos, garantindo a produção alimentar. Para Roberto “plantar árvores é essencial para a conservação da vida. Quando realizar a poda, cortar os galhos nas forquilhas para não enfraquecer as plantas”, pontuou.
Além de proporcionar um colorido, nas ruas e praças, a primavera tem relação direta com a produção de frutas para o outono, dessa maneira, o ecossistema sobrevive. Pássaros ajudam no plantio das sementes para inúmeras espécies vegetais, aumentando a capacidade de reflorestamento.
O ecossistema trabalha em sintonia. Percebe-se isso durante o inverno, onde a queda das folhas ajuda a produzir adubos orgânicos para as plantas. Colleti enfatiza “que a sociedade ainda tem preconceito em plantar árvores. Uma muda de pinheiro, por exemplo, não pode ser denominada como um custo ou encosto, já que a derrubada não é permitida por ser considerada uma espécie nativa da Região Sul do Brasil”, concluiu.
Texto e foto: Robson Santos/Tua Rádio Cristal
Comentários