Apicultor: importância dessa profissão para o meio ambiente
Baixar ÁudioEssencial para o meio ambiente, as abelhas precisam ser tratadas com respeito. Da mesma forma, quem trabalha com elas. Para ser um apicultor, é essencial gostar do que faz, ter paciência e persistência.
Essencial para o meio ambiente, as abelhas precisam ser tratadas com respeito. Da mesma forma, quem trabalha com elas. Para ser um apicultor, é essencial gostar do que faz, ter paciência e persistência.
“Para criar abelhas é de extrema importância entender a sua biologia, o seu comportamento social e estar sempre atualizado sobre técnicas de manejo e produção. O profissional que se preocupa com elas ajuda na manutenção e na preservação da vida de milhares de abelhas”, revelou o apicultor Vivairo Zago.
Devida a sua importância para a sociedade, a profissão de apicultor tem uma data dedicada a ela: celebrada anualmente no dia 22/05. “Essa profissão é, normalmente, realizada por núcleos familiares, tornando-se, às vezes, a única fonte de renda. No entanto, é uma ótima forma de estar em comunhão com a natureza”, afirmou o apicultor.
Conforme Zago, para criar as abelhas de forma correta, é necessário prestar muita atenção no clima. “Soledade não é muito favorável para a criação de abelhas porque é muito fria. Dentro da colmeia, a temperatura ideal é em torno de 30° graus, independente se no ambiente externo esteja com temperatura negativa”, destacou.
Além de tudo, graças ao trabalho do apicultor, é possível que haja a incorporação de produtos apícolas nos hábitos alimentares da população. “As pessoas ainda veem o mel como um remédio. Entretanto, há muitas maneiras de consumir o produto, incorporando na alimentação diária”, concluiu.
Comentários