Apicultor: mais que uma profissão, uma declaração de amor à natureza
Baixar ÁudioSer apicultor é amar a natureza acima de tudo e se preocupar com ela. De tão importante, essa profissão possui uma data somente sua: o dia 22 de maio
Ser apicultor é amar a natureza acima de tudo e se preocupar com ela. De tão importante, essa profissão possui uma data somente sua: o dia 22 de maio.
Para o apicultor Dirceu Ferreira, as abelhas são essenciais e fundamentais para a vida humana. “Elas são responsáveis por polinizar tudo o que tiver flor. Só que, infelizmente, o ser humano não entende essa importância”, declarou.
Essa profissão é responsável em cuidar de um inseto tão pequeno, mas que possui uma responsabilidade enorme: a polinização. Elas são responsáveis por 85% da reprodução das plantas com flores, por isso, caso haja um desequilíbrio na população de abelhas, haverá um desequilíbrio das comunidades de plantas e dos animais que delas dependem.
Segundo Dirceu, a consciência das pessoas para com a abelha ainda é muito pequena. “É importante ressaltar que o apicultor também é importante, mas aquele que trabalha com responsabilidade e coerência. Que cria as abelhas para ganhar dinheiro, como é o meu caso”, revelou.
No entanto, é preciso estudar esse inseto para que o trabalho seja realizado de maneira correta. “Eu trabalho há 20 anos com abelhas e tudo o que se pode imaginar com relação às abelhas alguém já fez, faz ou estudou. O mais difícil para se criar abelhas nos dias de hoje é o conhecimento”, pontuou o apicultor.
Texto: Carolina Giongo/ Tua Rádio Cristal
Foto: Divulgação
Comentários