Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Câncer não é sentença de morte, afirma soledadense que enfrenta a doença

por Nayam Franco

Fé e esperança na cura, além do diagnóstico recente, são os segredos de Jussamara para enfrentar a doença de frente

Jussamara participou do programa Temática da Tua Rádio Cristal
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

A surpresa de descobrir em exames de rotina uma das doenças mais preocupantes da atualidade foi algo enfrentado pela soledadense Jussamara Lorena Dias.

Ela esteve na Tua Rádio Cristal nesta segunda-feira, 30/10, para falar sobre a prevenção do câncer e também contar como foi que essa notícia chegou até ela e sua família.

A soledadense afirmou que sempre manteve seus exames em dia, contudo, foi no auto exame que a primeira diferença foi notada: um nódulo no seio.

Sua primeira reação foi ir ao médico que a aconselhou a novamente realizar exames, onde uma biópsia foi necessária. "Só por saber que precisa de uma biópsia já é uma preocupação", afirmou.

Segundo ela, a demora causa aflição, tanto é que após os 21 dias, o resultado foi repassado direto para a sua médica. "Não queria nem ver o resultado", destacou.

O carcinoma de mama foi descoberto e a médica alertava que, por mais que tratava-se de um câncer, como diagnosticado prematuramente, a chance de cura podia chegar a 95%, o que a tranquilizou.

"Receber a notícia é algo indescritível. Parece que um buraco se abre no chão e tu cai em queda livre. Tu perde totalmente a noção das coisas", lembrou Jussamara.

 "Eu não quis aceitar que estava com câncer, mas graças a Deus foi tudo muito rápido, ao contrário de muitas pessoas que ainda penam por esperar", declarou.

O choque maior, segundo Jussamara, foi quando descobriu que teria que fazer a quimioterapia, antes da retirada do nódulo através da cirurgia.

A entrevistada salientou que a partir do momento que a família resolveu tornar público a doença, a principal motivação dia a dia é ajudar com que outras pessoas previnam-se em relação ao câncer.

Finalizando, Jussarama deixou uma mensagem para todos aqueles que estão passando por essa dificuldade: "Ergam a cabeça, sejam positivas!".

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais