Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Mesmo presente diariamente na vida, a ansiedade merece atenção

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

No dia a dia, esse sentimento é necessário. A ansiedade nada mais é do que um alerta de perigos

Foto: Divulgação

A ansiedade é um sentimento que está presente diariamente na vida das pessoas, por mais que elas não percebam. Por exemplo, pode estar relacionada com um prazo apertado ou uma tarefa urgente no trabalho. Essas características precisam de atenção, pois se não tratadas com cuidado, podem comprometer a qualidade de vida e o bem-estar.

“No dia a dia, esse sentimento é necessário. A ansiedade nada mais é do que um alerta de perigos. Então, nenhum de nós estaríamos aqui se não tivéssemos a ansiedade. Ela é o nosso instinto de sobrevivência”, relatou a psicóloga especialista em terapia cognitiva comportamental, Verusca Moraes.

Apesar de esse sentimento ser comum, tudo que for excessivo preocupa, ou seja, pensamentos acelerados e repetitivos, medo desmedido, atitudes compulsivas entre outras características podem trazer consequências a curto, médio e longo prazo na vida da pessoa ansiosa.

“Podemos dizer que a ansiedade tem muitas peculiaridades, mas o que podemos dizer que é comum em todas as pessoas é aquela batedeira no peito, coração acelerado, tensão muscular muito intensa, tudo isso ligado ao nosso ambiente e ao que estamos passando naquele momento”, pontuou a psicóloga.

Atenção nunca é demais, especialmente aos impactos negativos que comprometem a qualidade de vida. Outras características importantes citadas por Verusca são quanto aos relacionamentos pessoais e profissionais, a capacidade produtiva e a relação da pessoa consigo e com a sociedade.

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Foto: Glauber Silveira/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais