Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Soledade completa 146 anos de emancipação político-administrativa

Baixar Áudio por Nayam Franco

Aniversário contou com atividades virtuais de celebração durante a semana

Foto: Robson Dipp

O município de Soledade completa nesta segunda-feira, 29/03, 146 anos de emancipação político-administrativa. Na história, já são 388 anos desde a primeira chegada de brancos aqui em Soledade.

A primeira data a ser registrada na região é de 1626 com a chegada dos Jesuítas ao Alto Jacuí. Em 1633, os missionários chegaram até Soledade, na época, Distrito de Cima da Serra do Botucaraí, que havia se desligado da Província de São Pedro.

Foi nas cabeceiras do Rio Pardo, hoje município de Barros Cassal, os Jesuítas ergueram a Redução de São Joaquim que chegou a congregar mais de mil famílias catequizadas.

Após a chegada do branco e do seu contato com os nativos, abriu-se espaço para a chegada dos lusos, espanhóis, italianos, alemães, poloneses, libaneses, negros, etc.

Foi graças ao Padre Antônio Vieira de Soledade, responsável por trazer a primeira imagem de Nossa Senhora da Soledade até o Botucaraí. Uma das importantes dúvidas que ficam neste tempo de história, é referente à nomenclatura do município.

Antes Serra do Botucaraí, após a morte do padre Vieira de Soledade, o nome passou-se para Botucaraí de Soledade. Segundo registros e historiadores, o nome de Soledade se deu ao Padre e não a santa, no entanto, pela carência de registros é algo que ficará na história.

A Província de São Joaquim passou para a Província de Rio Pardo, Cruz Alta e posteriormente Passo Fundo, até a emancipação que comemora aniversário nesta quarta, em 1875.

Atualmente, na história de Soledade, podemos acrescentar os chineses que após a grande indústria da Pedra do município se estabelecer, tivemos essa migração para Soledade.

De acordo com dados do IBGE, Soledade conta com 31.035 habitantes, 80% na cidade e 20% no campo, em números, aproximadamente 25 mil pessoas residindo no urbano, 6 mil no rural.

Com uma frota de automóveis estimada em 18 mil veículos, o município vem sendo destaque pela sua grande importância na indústria de pedras e nas feiras, em especial, a Exposol.

Muito lembrada por sua hospitalidade e carinho da comunidade com quem vem de fora, a cidade vem se mantendo como polo do Alto da Serra do Botucaraí o que, através de seus eventos e feiras, cada vez mais se consolida.

Nesta segunda, a Tua Rádio Cristal também procurou os ex-prefeitos de Soledade para que falassem sobre a sua contribuição para o município nestes 146 anos. Foram entrevistados os ex-prefeitos Olavo Valendorf (83 a 88 e 05 a 09), Paulo Triches (93 a 96), Hélio Lodi (97 a 04), Gelson Cainelli (09 a 13) e Paulo Cattaneo (13 a 20) para falar sobre seus projetos e a atual prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini, para falar do presente e do futuro do município.

A Tua Rádio Cristal fez aqui sua história. Desde A Z, Cacique até a formulação da Tua Rádio Cristal. Parabéns Soledade, 146 anos de emancipação, 388 de história.

A entrevista dos ex-prefeitos você acompanha no link, a entrevista com a prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini será às 11h da manhã deste segunda-feira, 29/03.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais