Corsan anuncia continuação das obras em Soledade para melhorar o atendimento
Baixar ÁudioEstá prevista para a primeira semana de agosto a retomada nas obras da nova adutora que traz água do Rio Espraiado
Na tarde desta segunda-feira, 27/07, o Superintendente Regional da Corsan, Aldomir Santi, a convite da Comissão de Infraestrutura da Câmara de Vereadores de Soledade, esteve na casa legislativa prestando esclarecimento sobre os atendimentos no município.
Santi confirmou que o abastecimento de água em Soledade realmente passou por algumas oscilações nos últimos meses, em um primeiro momento a forte estiagem que assolou o Estado e que causou vários transtornos para a companhia de saneamento, onde obras emergenciais tiveram que ser feitas para poder fazer frente à seca, até porque o principal ponto de captação, o rio Espraiado chegou a níveis críticos, sendo necessárias intervenções para poder atender a demanda da população.
Além da seca, houve ainda a questão de fortes ventos e posteriormente uma das maiores enchentes já vista nos últimos 60 anos, tudo isso ocasionou transtornos e por estes fatos foram feitas adequações para minimizar os problemas ocorridos nos últimos tempos.
Diante de tantos problemas a estatal buscou soluções para normalizar o atendimento ao cidadão soledadense, a primeira ação foi a busca pela normalização da energia elétrica, posteriormente foram realizadas adequações na subestação da Corsan, onde a tensão elétrica necessária para atender demanda fosse compatível com as necessidades da companhia.
Questionado sobre a demora de buscar as adequações, sabedores que os problemas em Soledade são antigos, Aldomir rebateu dizendo que sempre foi buscado melhorias constantemente, e que neste momento o processo foi acelerado em virtude de que, num curto espaço de tempo, ocorreram vários problemas que não foram causados apenas pela falta de energia elétrica.
Outra informação prestada pelo superintendente diz respeito à parceria da Corsan coma RGE. Segundo Aldomir, muitas reuniões foram realizadas com o intuito de que houvesse uma melhora na entrega da energia para a estatal. Na última reunião entre as fornecedoras de água e energia houve até a intenção de se buscar outra empresa fornecedora de energia, pois no seu entendimento, cada concessionária tem que cumprir com os seus compromissos.
O sistema de abastecimento de água em Soledade é diferenciado dos demais, muito em virtude da distância onde se encontra o ponto de captação até a estação de tratamento e desta estação até a última moradia da cidade é muito grande, além disso, o grande declive do rio Espraiado até a cidade é muito grande, com isso gerando um grande consumo de energia elétrica.
Com investimento de aproximadamente R$ 11 milhões a Corsan vem realizando desde 2019 a obra de implantação da nova adutora em um primeiro momento teve problemas com a concessionária da rodovia e por este fato foi necessário uma renegociação demorada, porem um novo contrato foi assinado e com isso na primeira semana de agosto a obra será retomada, tendo a previsão de conclusão de dezoito meses.
Ainda em relação a obras e melhorias, Aldomir Santi informou que todo o ano é trocado em torno de 3 mil metros de redes antigas de amianto que estão rompendo com frequência, o que além de acarretar a falta de água, traz transtornos e prejuízos a todos.
Atualmente a Corsan atende em Soledade 13.300 economias (casas, apartamentos, indústria e comércio) que estão ligadas na rede de distribuição da companhia de saneamento. Dentre estas economias 575 são beneficiadas com a tarifa social, que antes da pandemia tinham um desconto em suas faturas de 60% e, há cinco meses, estão isentos do pagamento pelo consumo da água.
Sandi informou ainda que a Corsan tem um lucro aproximado de 25%, no entanto os valores correspondentes ao lucro são reinvestidos em melhorias e obras no município, citando como exemplo o reservatório na estação de tratamento de água e a troca de redes, além do investimento de R$ 11 milhões na nova adutora, tudo declarado no convênio assinado com o município de Soledade, inclusive a implantação de uma estação de coleta e tratamento de esgoto.
Quanto aos canais de atendimento da Corsan, Aldomir enfatizou que os mesmos foram colocados a disposição da comunidade, disse ainda que o 0800 está sendo aprimorado cada vez mais no intuito de agilizar a comunicação entre o consumidor e a estatal. “A comunidade tem todo o direito de reivindicar um trabalho de qualidade, estamos ciente da importância do serviço essencial que prestamos”, finalizou.
Ouça a entrevista com Aldomir Santi, na íntegra, no player de áudio acima.
Comentários