Evento sobre o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes acontece em Soledade
Baixar ÁudioPrecisamos abordar essa temática não somente hoje, mas todos os dias
O mês de maio é referenciado pela cor laranja e diz respeito ao combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Na ESF Santa Rita, no bairro Botucaraí, acontece na manhã desta terça-feira, 28/05, uma roda de conversa sobre esse assunto.
“Precisamos abordar essa temática não somente hoje, mas todos os dias. O abuso sexual acontece com pessoas próximas, familiares ou conhecidos e, na maioria das vezes, as vítimas estão inclusas no grupo de vulnerabilidade social. Precisamos mudar essa situação”, revelou Margarete Tonezer, idealizadora do evento.
Para a psicóloga Lara Bortoluzzi, o principal intuito desse evento é mostrar o que é o abuso sexual. “Muitas vezes a criança ou o adolescente é abusado e não sabe, pensa que é outra coisa. Então quem tiver a oportunidade de falar sobre esse assunto, fale. Pois quem sofre esse trauma uma vez, fica marcado a vida toda”, ressaltou.
O enfermeiro Márcio Vidaletti, que também participou do encontro, apresentou dados estatísticos importantes. “A estimativa é de que a cada 10 crianças ou adolescentes, quatro sofre algum tipo de abuso. Os números mostram, ainda, que 50% dos abusos têm continuidade, ou seja, duram por algum tempo e 90% dos abusadores, estão dentro do núcleo de convivência das vítimas”, destacou.
Texto e fotos: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Comentários