Coagrisol é oficialmente incorporada pela Cotrijal de Não-Me-Toque
O dia de hoje, 28/02/22 passa a representar um importante marco para o cooperativismo brasileiro em termos de expansão, isto porque a partir de então, Coagrisol e Cotrijal passam a ser uma só
O dia de hoje, 28/02/2022 passa a representar um importante marco para o cooperativismo brasileiro em termos de expansão, isto porque a partir de então, Coagrisol e Cotrijal passam a ser uma só.
O ato de incorporação foi oficializado em Não-Me-Toque, no auditório central do parque onde ocorre a Expodireto. O importante momento contou com a participação de delegados representantes de ambas as cooperativas, cooperados, gerentes, diretores, superintendentes, colaboradores, lideranças e imprensa local e regional.
Nei César Mânica, presidente da Cotrijal iniciou a condução dos trabalhos, apontando que a assembleia geral conjunta representou um marco para o cooperativismo gaúcho, setor que simboliza uma grande pujança desde muito cedo e que segundo ele tem tudo para ser ainda maior a partir do fortalecimento entre as duas grandes cooperativas.
"Uma decisão planejada em prol dos produtores rurais com ênfase para a cadeia produtiva", referiu ele.
Ademais, foi apresentada na assembleia extraordinária o relatório do ato de incorporação, o qual mencionava que se a incorporação de fato ocorresse, a Cotrijal passaria a assumir a área legal e tributária da Coagrisol, assim como o quadro de funcionários, com foco às futuras gerações, como frisou Mânica.
Após a análise dos tópicos em questão, chegou a hora da tão esperada votação, sob a qual os presentes votaram pela incorporação definitiva de ambas as cooperativas, por unanimidade.
A votação foi sucedida pela leitura da ata oficial apresentada pelo vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder.
José Luiz dos Santos Leite, presidente da Coagrisol desde 2017, acompanhado do vice-presidente, Luís Carlos Machado, ressaltou com emoção que o ato incorporativo propiciará o alcance em pouco tempo da Cotrijal tornar-se a maior cooperativa de laticínios do estado por meio desta união em que todos sairão ganhando.
"Decisão que não foi fácil, mas que pelos tripés da coragem, da humildade e da sabedoria deu certo e dará muito mais, vislumbrando algo nunca visto antes em termos de cooperativismo", citou Leite.
Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS disse que em um cenário preocupante de desemprego e incertezas sociais este é um grande avanço e que não basta ser visionário, é preciso ser realizador.
Mânica complementou, apontando que a partir de hoje Coagrisol e Cotrijal pertencem a uma só família.
"O trabalho será baseado no produtor, a base sólida de qualquer cooperativa. Este é por isso um marco para o cooperativismo e daqui poucos anos conseguiremos ver que este foi o melhor caminho a ser adotado", garantiu Nei.
O acumulado da dívida total da Coagrisol é de R$ 143 milhões.
A partir do ato de incorporação, a Cotrijal de Não-Me-Toque passa a contar com um total de 18 mil e seiscentos associados, 10 mil e trezentos a mais do que possuía antes.
Comentários