Janeiro deve chegar com normalidade nas chuvas em Soledade
As temperaturas baixas e as frequentes oscilações deixam claro que o clima no Rio Grande do Sul está diferente
As temperaturas baixas e as frequentes oscilações deixam claro que o clima no Rio Grande do Sul está diferente. No entanto, as temperaturas mais baixas nessa época do ano não são tão atípicas assim.
Paulo Henrique Pinheiro, observador meteorológico, falou sobre as condições climáticas do mês de dezembro. “Esse dezembro está um pouco atípico, nas chuvas está dentro de uma normalidade histórica, podendo passar da média até o final do ano. O que está fora da normalidade é o avanço frequente de massas de ar frio, porque pode fazer frio sim, mas não tão frequente”.
O observador ainda falou sobre as projeções para o verão. “Esse clima está quase uma La Niña, mesmo não se caracterizando totalmente como esse fenômeno. Para a nossa região e para nossa agricultura, o La Niña nem sempre vem com seca. Nosso estado é muito grande, por isso não tem como ter chuva igual em todas as partes”.
Por fim, Paulo Henrique Pinheiro ressaltou que segundo as previsões o mês de janeiro deve chegar com as chuvas dentro da normalidade, mas que pode ser variável e não tão bem distribuída.
Texto: Kételyn Gocks/ Tua Rádio Cristal
Foto: Marcos Vinicius / Tua Rádio Cristal
Comentários