Greve dos caminhoneiros traz reflexos positivos após quatro meses
A tabela mínima de fretes foi aprovada
Depois de quatro meses, se analisam os reflexos deixados pela greve dos caminhoneiros que paralisou o Brasil. "A paralisação, acho que todos os caminhoneiros e a população também sabe, que gerou um impacto na economia do Brasil. Isso mostra o quão o Brasil depende dos caminhoneiros em geral", destacou Volnei Cardoso, da Associação dos Caminhoneiros de Soledade.
Um fato que chamou a atenção na época, foi que os caminhoneiros receberam um apoio muito grande da comunidade. "Porque a comunidade, o Brasil estava endividado. Todo mundo pegou junto e fez da luta dos caminhoneiros uma luta de todos", relatou Volnei.
Um dos pontos positivos após a paralisação é que foi aprovada a tabela mínima de fretes no Senado e na Câmara dos Deputados. "Foi uma vitória pra classe dos caminhoneiros. A Lei já está valendo e todas as empresas deveriam estar pagando. A ANTT está iniciando um processo de fiscalização e a gente acredita que para o final do mês de outubro já esteja de forma mais adequada funcionando toda essa tabela mínima de fretes".
Sobre o preço do óleo diesel, "logo que terminou a paralisação teve uma redução imediata nos postos de combustíveis do valor do diesel e naquele momento já teve também um acréscimo no valor dos fretes. Naquele momento já melhorou a condição dos fretes e a condição dos caminhoneiros", destacou Volnei.
Ouça a entrevista de Volnei Cardoso, da Associação dos Caminhoneiros de Soledade.
Comentários