Doar Sangue: o ato de solidariedade que salva vidas
O doador se sangue tem um papel fundamental no salvamento de diversas vidas pelo mundo
O doador se sangue tem um papel fundamental no salvamento de diversas vidas pelo mundo. O simples gesto de doar sangue é um ato de solidariedade e cidadania que pode salvar até quatro vidas.
Ao doar sangue, é possível ajuda a garantir que hospitais e centros de saúde tenham o suprimento necessário para tratar pacientes em emergências, como em casos de acidentes, cirurgias, tratamentos de doenças graves, entre outros.
Manoel Mário Silveira é doador de sangue há mais de 20 anos e fala sobre esse papel tão fundamental na sociedade. “Sou doador há muito tempo já, devido a grande demanda de sangue e o baixo número de bolsas disponíveis nos estoques. O meu grupo sanguíneo é -O, o mais raro e pode auxiliar todos os outros tipos sanguíneos. Por esses motivos iniciei as minhas doações em 2003 sigo até os dias de hoje”.
O doador ainda ressaltou a importância de a população repor o estoque de sangue utilizado e auxiliar os centros de captação. “Nós sabemos que todos aqueles que utilizam de sangue precisam repor essas bolsas no estoque, para que outras vidas também sejam salvas. Infelizmente o número de doadores ainda é baixo perto da demanda grande que existe, então precisamos realizar campanhas e trabalhos para incentivar as pessoas a doarem”, pontuou Manoel Mário.
Por fim, ele ainda reforçou o convite para que a população participe da campanha realizada pelo Rotary Novos Tempos em Soledade, que irá realizar a captação de sangue em frente a Secretaria de Saúde de Soledade no próximo sábado, 30/11.
Para realizar a doação a pessoa precisa estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem realizar a doação acompanhados por responsáveis. Além disso, é necessário pesar no mínimo 50kg e ter dormido pelo menos 5 horas nas 24 horas que antecedem a doação.
Texto e foto: Kételyn Gocks/ Tua Rádio Cristal
Comentários