Área de mata nativa suprimida em Soledade possuía autorização do Departamento de Meio Ambiente
Departamento do Meio Ambiente do município expediu documento autorizando a retirada das árvores
Foto: Jorge Teixeira
Um fato que causou indignação da comunidade soledadense. Vídeos e fotos circularam pelas redes sociais onde mostravam uma área no bairro das Fontes, onde havia mata nativa, sendo degradada.
Logo após as imagens se espalharam e muitas pessoas realizaram ligações para o Departamento de Jornalismo da Tua Rádio Cristal, fazendo denúncias sobre um suposto crime ambiental que estava ocorrendo no município. De posse de todo o material e de inúmeras denúncias, a reportagem da Tua Rádio buscou informações sobre o fato.
Na manhã desta quinta-feira, 25/10, foi realizada uma entrevista com Caroline Leite, diretora do Departamento de Meio Ambiente do município, que informou que o proprietário da área em questão compareceu ao departamento e solicitou autorização para a retirada da mata que existia no local, autorização esta que foi concedida ao produtor rural.
Caroline, porém, destacou que a autorização só foi entregue porque um fiscal do meio ambiente foi até o local e verificou que a mata não tinha árvores com altura superior a três metros, com isso, respeitando o que prevê a legislação ambiental, no entanto ficou definido de que algumas árvores deveriam ser plantadas em outro local, árvores como coqueiros e outras frutíferas, o que, conforme ela foi realizada pelo proprietário da área.
Cabe ressaltar ainda, que a Patrulha Ambiental (PATRAM), da Brigada Militar de Carazinho esteve no local e verificou "in loco" a situação que se apresentava naquele momento. Por haver uma autorização do meio ambiente municipal, não houve nenhuma notificação contra o agricultor.
Ouça a entrevista com Caroline Leite, na íntegra, no player de áudio acima.
Comentários