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Fontoura Xavier, Tio Hugo, Paverama e Montenegro deverão receber praças de pedágio na BR-386

por Nayam Franco

Em audiência pública, Soledade e região foram contra o plano que estava sendo proposto pela ANTT

BR-386 em Soledade não terá praças de pedágio
Foto: Arquivo/Rádio Cristal

O grupo de trabalho que trata sobre a concessão das rodovias, em especial da BR-386, esteve reunido em Brasília na sede da Empresa de Planejamento Logístico (EPL) com novidades apresentadas neste encontro.

A principal, segundo Idioney Oliveira Vieira, presidente do Corede Botucaraí, membro deste grupo, é a confirmação de quatro praças de pedágio na BR-386: Tio Hugo, Fontoura Xavier, Paverama e Montenegro.

Soledade não está incluída na lista de locais onde pedágios serão instalados. Na região, somente o pedágio de Fontoura Xavier está localizado, já que o pedágio de Tio Hugo está previsto para o trecho que divide com o município de Carazinho.

O soledadense não seria implicado com pedágios em viagens a Passo Fundo, por exemplo. No entanto, caso a viagem seja para a capital, seriam três pedágios: Fontoura, Paverama e Montenegro, R$ 22,44 ida, R$ 22,44 volta.

Isso porquê os valores também foram confirmados neste encontro. Serão R$ 7,48 por pedágio, em tarifa única. Para os caminhões, dependendo do eixo, podendo a chegar a R$ 44,88 o máximo de um caminhão com 6 eixos. A expectativa é que o funcionamento já comece em julho de 2018.

Segundo informações prestadas, obras de vias marginais estão previstas para os municípios de Soledade, Tio Hugo, Fontoura Xavier, São José do Herval.

Após ser apresentado para líderes da região abrangente da BR-386, após enviado para o Tribunal de Contas da União (TCU) e a licitação poderá ter início em dezembro.

A Audiência Pública

Soledade foi contra a instalação de pedágios em seus dois extremos da BR-386, antes previstos para as fronteiras com Mormaço e Fontoura Xavier.

No dia 17 de março, após seis horas de audiência, onde foram debatidos os assuntos pertinentes a concessão privada onde foi exposto o descontentamento do município, bem como a região, com o que foi proposto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Mesmo contrariados, na oportunidade os que mais se mostraram contra o pedágio foram as lideranças de Fontoura Xavier e, mesmo assim, o pedágio está estabelecido para o mesmo local onde foi proposto em março.

Apesar das tarifas menores, ainda não se sabe sobre o início das obras de melhoria na rodovia após a concessão da BR-386.

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