Prazo de cadastro para receber o Auxílio Reconstrução termina nesta terça-feira
Baixar ÁudioO valor pago por família é de R$ 5.100, desde que os danos sejam comprovados
O Programa Auxílio Reconstrução, do Governo Federal, é destinado para todas as famílias que foram desabrigadas ou desalojadas em virtude das enchentes que ocorreram em maio. Esta terça-feira, 25/06 é o último dia para a realização do cadastro. Aline Maciel, coordenadora da Defesa Civil de Soledade, destaca que o auxílio independe da renda familiar.
“É importante que as famílias que ainda não nos procuraram e que tiveram danos em suas residências, entrem em contato tanto aqui na Secretaria da Assistência Social quanto no CRAS para fazer o cadastro. O valor pago por família é de R$ 5.100, desde que os danos sejam comprovados. Para a inscrição, é preciso o nome completo de todas as pessoas que residem na casa, CPF, endereço, data de nascimento e telefone”, explicou Aline.
De acordo com a coordenadora, este benefício tem duas formas de comprovação e a obrigação do município é realizar o cadastro. “Após esse processo, a família tem que entrar no site gov.br e fazer a validação dos dados e acompanhar o desenrolar por lá. Se o cadastro for aprovado, o recebimento é feito pelo aplicativo ‘caixa tem’, da Caixa Econômica Federal”, frisou.
Em soledade, são em torno de 400 cadastros feitos até este momento. “A Defesa Civil encaminhou cinco projetos: pontes e pontilhões, estradas vicinais, ajuda humanitária, causa animal e estamos batalhando em relação as habitações. Conseguimos aprovação na ajuda humanitária, que inclui cestas básicas e kit higiene e limpeza e na causa animal. Ainda não recebemos nenhum recurso referente esses projetos”, finalizou Aline.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Arquivo Tua Rádio Cristal
Comentários