Dia do Carteiro: profissão árdua e indispensável para as pessoas
A data é celebrada nesta quinta-feira, 25/01
Profissão árdua em que os profissionais trabalham na chuva, no sol forte, no frio intenso para levar os produtos dos clientes em suas casas. Neste dia 25/01 é comemorado o dia do carteiro e a Tua Rádio Cristal conversou com esse trabalhador para saber mais sobre a sua rotina.
“Nosso dia a dia é muito corrido, temos muitas encomendas, especialmente porque a tecnologia veio para ficar e isso modificou muito o correio. As vendas online aumentaram, por isso o foco é nas encomendas e Sedex” relatou o Diretor Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Rio Grande do Sul, Tiago Assunção.
Se percebe que a tecnologia está presente na hora da entrega da mercadoria. “Antigamente, as pessoas assinavam um papel para confirmar a entrega e hoje é tudo feito pelo celular. Os clientes podem, também, acompanhar em tempo real o trajeto do carteiro até a sua casa. Mas toda essa tecnologia veio para facilitar os clientes e o nosso trabalho”, destacou.
No entanto, Tiago afirmou que a maior dificuldade na hora da entrega é a questão dos animais soltos. “Há anos que estamos lutando com essa dificuldade em entregar as correspondências no nosso município. Um dos principais motivos são os cães soltos nas ruas. Em alguns bairros em específicos a quantidade de animais é grande, o que dificulta o nosso trabalho”, esclareceu.
Outro ponto importante destacado por Tiago é a busca da categoria por concurso público. “Estamos fazendo reuniões seguidas para forçar a empresa a realizar o mais rápido possível a reposição de trabalho humano. Muitas pessoas saíram e esses lugares não foram repostos, o que ocasiona atraso nas entregas, especialmente nas cidades grande, onde o efetivo humano é pouco”.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Arquivo Tua Rádio Cristal
Comentários