Empresas e motoristas de coletivos devem ficar atentos para vistorias nos veículos do transporte escolar
Medida é importante visando a segurança dos alunos que são usuários do transporte
Foto: Evandro Oliveira/Divulgação
Como medida de segurança, o Centro de Registros de Veículos Automotores de Soledade (CRVA) repassou algumas orientações para as empresas e motoristas de coletivos durante o período de férias, quanto a vistorias nos veículos do transporte escolar.
De acordo com a responsável pelo CRVA local, Joana Malheiros, nesta época do ano é de extrema importância que se faça a manutenção mecânica e documental dos coletivos escolares, visando evitar problemas nestes veículos durante o período letivo.
Na mecânica os itens obrigatórios devem ser revisados, como: freios, alinhamento, direção, pneus, suspensão, vazamentos, cintos, limpadores, saída de emergência, cabine, bancos, janela, luzes, faróis, , pisca, faixa escolar, dentre outros itens que são inspecionados pelos órgãos de inspeção acreditados de segurança veicular, credenciados pelo DENATRAN.
Relacionado a documentos Joana afirmou que tanto os motoristas como as empresas devem conferir o licenciamento do veículo, propriedade do veículo regular, autorização para realização do referido transporte, tanto do poder municipal, que administrar este serviço, quanto do órgão de trânsito.
A vistoria semestral tem validade de autorização por seis meses, renovada estre este tempo, sendo que se os requisitos deste processo forem preenchidos, é extraída a autorização para realização do transporte escolar, quando esta deve ser afixada na parte interna do veículo de forma visível.
Ouça o que a responsável pelo CRVA local, Joana Malheiros disse sobre o assunto e os requisitos necessários para a autorização do transporte escolar.
Comentários