Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Tratamento de água: o processo entre a captação até a torneira

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

A água consumida pela população de Soledade é captada no rio Espraiado

Foto: Divulgação

A água consumida pela população de Soledade é captada no rio Espraiado. O percurso de 12 km leva três horas para chegar até a estação de tratamento da CORSAN/ AEGEA de Soledade.

Carlos Quevedo, agente de água e esgoto, na unidade de tratamento em Soledade, concedeu entrevista a à Tua Rádio Cristal e falou da relevância de consumir água tratada. "Todo o processo que realizamos no preparo de água para ser consumida pela população, é fundamental para diminuir os riscos de doenças causadas por verminoses”.

A alternativa, para quem precisa consumir água e não tem certeza de sua procedência, é ferver. Desse modo, agentes causadores de doenças como diarreia, são destruídos. A captação é realizada por três bombas localizadas na comunidade do Espraiado interior de Soledade.

Na estação são adicionados produtos, seguindo as normas do Ministério da saúde. Além de sulfato de alumínio, cal e uma pequena dose de cloro são adicionadas na água, além da passagem dessa água por filtros para retirar impurezas sólidas. Em Soledade, na média são consumidos 6 milhões de litros de água diários, podendo variar de acordo com a temperatura e em dias chuvosos.

Carlos destaca que a água do Rio Espraiado é considerada boa para ser tratada, pois não possui zona urbana próxima, indústrias e mineradoras, o que facilita o seu tratamento. “Em dias de chuva em excesso, pode levar resíduos para as entradas de água dos motores de capacitação, ocasionando o desligamento. Daí, é preciso aguardar uns segundos até ligar novamente”, conclui.

Texto: Robson Santos/Tua Rádio Cristal

Foto: Arquivo/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais