Bolsa Família atende mais de 2300 famílias em Soledade
Baixar ÁudioO Bolsa Família, criado em 2023, é um programa que tem como objetivo combater a pobreza e facilitar o acesso das famílias aos direitos básicos como saúde, educação e assistência social
O Bolsa Família, criado em 2023, é um programa que tem como objetivo combater a pobreza e facilitar o acesso das famílias aos direitos básicos como saúde, educação e assistência social. Além disso, visa complementar a renda familiar e estimular a manutenção da criança e do adolescente na escola.
“Em 2023, foram em torno de 6 mil atendimentos no cadastro único, seja no Bolsa Família, atualização de cadastros, declarações de certidão de nascimentos, RG, orientações. Desde a pandemia, os atendimentos cresceram e no ano passado, o número foi considerado muito expressivo”, relatou a responsável pelo programa em Soledade, marta Haas.
Segundo Marta, o relatório de novembro de 2023 mostra que em Soledade, 6780 famílias estão inseridas no cadastro único, 2395 famílias recebem o Bolsa Família, totalizando mais de 1,5 milhão de investimento aqui no município.
Com relação a atualização dos cadastros, é preciso deixar sempre em dia, para não correr o risco do benefício ser cortado. “Para o Bolsa Família, a atualização deve ser feita de dois em dois anos por causa das condicionalidades. Aqueles que recebem o BPC, quem paga o INSS baixa renda e o baixa renda de luz, deve atualizar uma vez por ano. O governo está verificando a renda de todos, então não adianta colocar algo que não seja verdade”, esclareceu Marta.
Atenção para atualização de cadastro entre os dias 26 a 29/01: o sistema estará em manutenção, portanto sem a possibilidade para realizar esse processo.
Para cadastros novos, é só ir até o setor do Bolsa Família localizado na Prefeitura de Soledade, munido do talão de luz e o documento de todos que moram na casa, CPF, RG e certidão de nascimento.
Texto e foto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Comentários