Daer conclui recuperação da ERS-332, no Vale do Taquari
A comunidade do Vale do Taquari começa 2023 com uma excelente notícia: as condições de trafegabilidade da ERS-332 estão renovadas. No trecho entre Encantado e Arvorezinha, o governo do Estado investiu aproximadamente R$ 21,5 milhões
Executados pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), os serviços de recuperação finalizados este mês começaram em junho de 2021. De acordo com o titular da Selt, Juvir Costella, as ações nos 92,01 quilômetros da estrada integram o Plano de Obras 2021-2022.
“A rodovia liga as regiões da Produção, do Alto da Serra do Botucaraí e do Vale do Taquari, servindo de rota entre diversos municípios, além de meio para o escoamento da produção local”, diz Costella. A ERS-332 é a única ligação pavimentada com o restante do Estado de cidades como Nova Bréscia, Coqueiro Baixo, Relvado, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Putinga, Ilópolis, Arvorezinha e Itapuca, além de Encantado, que conta com áreas de aglomeração urbana ao longo da estrada.
Luciano Faustino, diretor-geral do Daer, explica que a situação do trecho foi transformada por meio de diversas ações. Em todo o segmento, houve a limpeza da estrada e roçada. Os reparos nos pontos críticos abrangeram 30 mil metros quadrados e a reperfilagem foi executada em 55 quilômetros, sendo 13 quilômetros de Arvorezinha até a BR-386 e 42 quilômetros de Encantado a Arvorezinha.
“Outras atividades complementares foram necessárias, como a remoção de uma barreira que atingia a pista, localizada na Serra, em Doutor Ricardo. Ainda, aprimoramos a entrada e a saída no trevo de acesso a Anta Gorda, que recebeu novas faixas para esses fins”, afirma Faustino. “Após todas essas intervenções, finalizamos o trabalho executando a sinalização horizontal provisória em 80 quilômetros, proporcionando ainda mais segurança para quem transita na região”, detalha Faustino.
Com informações: Fernando Kopper – Tua Rádio Cristal
Comentários