Corede Botucaraí realiza planejamento estratégico participativo em Soledade
Macrorregião de Soledade conta com a participação de sete municípios
Foto: Nayan Franco/Cristal
Visando fortalecer os objetivos da Consulta Popular, o Corede Botucaraí realizou um Planejamento Estratégico Participativo (PEP) com representante dos Comudes da macrorregião de Soledade.
A PEP reuniu representantes de Soledade, Gramado Xavier, Barros Cassal, Lagoão, São José do Herval, Fontoura Xavier e Itapuca.
Lá, foram discutidos em grupos utilizando a Matriz F.O.F.A., que tem por finalidade detectar pontos fortes e fracos, com o objetivo de tornar algo mais eficiente e competitivo, corrigindo assim suas deficiências.
O nome é um acrônimo para "Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças", também conhecida como análise F.O.F.A.
Com esse intuito foram divididos quatro grupos, cada um com um tópico. Após isto, cada grupo apresentou suas ideias que foram debatidas e melhor embasadas com a ajuda do grupo.
Destacou-se, principalmente, como uma força e ao mesmo tempo uma fraqueza, a agricultura. A monocultura da soja, segundo os participantes, foi vista como uma força da região, mas também como uma fraqueza o fato de não explorar-se a policultura.
Dentre as definições, ficaram a criação e difusão de políticas públicas para o apoio à sucessão rural; balcão de atendimento ao agricultor para facilitar a burocracia; mapeamento do potencial turístico do Corede e Investimentos nas escolas agrícolas.
Além destes assuntos, muitos outros foram tratados, como a melhorias nas rodovias estaduais, segurança no campo, falta de indústrias e mão de obra qualificada, bem como o êxodo rural.
Como próximos passos está a realização de assembleias temáticas que irão abordar temas específicos como violência contra a mulher, segurança, educação formal e não formal, entre outros.
Ouça a entrevista com Dirceu Ferreira responsável pela atividade.
Comentários