Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Frei Nilmar Gatto é reconduzido como ministro provincial dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul

Baixar Áudio por Nayam Franco

Com a pandemia, capítulo provincial em Roma não pode ser realizado e atrasou a eleição

Foto: Arquivo/Tua Rádio Cristal

O Frei Nilmar Carlos Gatto foi reconduzido como ministro provincial dos freis Capuchinhos no Rio Grande do Sul. Sem a possibilidade de realização da assembleia eletiva que ia acontecer entre 8 e 12 de fevereiro em Roma, os freis tiveram que reunir seus votos e enviá-los à Itália para contagem.

Conforme explicado por Gatto, o triênio havia terminado em setembro de 2020 e acabou sendo prorrogado o governo, devido a não possibilidade de realização do Capítulo Provincial – onde ocorre as eleições dos frades sediado em Roma, na Itália.

“Nós partimos para a sugestão de que o governo geral elegesse o novo governo provincial, os frades votaram, enviamos para Roma e lá foi contabilizado, onde fomos eleitos para mais três anos como ministro provincial”, ressaltou.

Em entrevista para a Tua Rádio Cristal, Nilmar informou que o serviço tem suas dificuldades e compromissos, mas que mesmo assim, em tempos de pandemia, se colocou a serviço da província dos Capuchinhos no Rio Grande do Sul que completará 125 anos de presença no estado neste ano.

“Mesmo diante desses tempos difíceis, espero que nós consigamos levar em frente esse trabalho da melhor maneira possível com a graça de Deus”, reforçou.

Sobre os projetos para sua nova gestão, o ministro informou que alguns projetos já estão delineados. “Temos treze projetos que vão ser escolhidos como prioridade, mas primeiro precisamos organizar os conselhos e nos reunir para retomar esses projetos, é nisso que iremos nos basear nesses próximos três anos”, finalizou.

Sobre a eleição

Segundo as Constituições Capuchinhas que dizem “por graves motivos o Ministro Geral, com o consentimento do Conselho, pode nomear o Ministro Provincial e os definidores, depois de obter por escrito os votos consultivos de todos os frades de votos perpétuos da província” (n.  133, 1).

Tal consulta através de voto fora realizada a algumas semanas e encaminhada em envelopes lacrados ao Ministro Geral e Conselho em Roma. A partir desta, na solenidade de São José ficou nomeado:

Ministro Provincial o Frei Nilmar Carlos Gatto;

Vigário Provincial o Frei Evaldo Valdir de Freitas;

Segundo Conselheiro Frei Claudelino Brustolin;

Terceiro Conselheiro o Frei Álvaro Morés;

Quarto Conselheiro Frei Irineu Trentin;

O novo Conselho Provincial iniciou este serviço a província no dia 19 de Março de 2021

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais