CooPali dá continuidade às cooperativas escolares no Mormaço
A comunidade de Mormaço tem a continuidade da proposta de cooperativas escolares com a fundação, no dia 19 de novembro
A comunidade de Mormaço tem a continuidade da proposta de cooperativas escolares com a fundação, no dia 19 de novembro, da Cooperativa Escolar CoopAli, que reúne as escolas municipais José Rodrigues Cardoso e Antônio de Godoy Bueno. Trata-se da junção destes dois educandários que se reuniram para concretizar um sonho da rede municipal de ensino do Mormaço.
A Secretária Municipal de Educação de Mormaço, Claudete Bello de Carvalho, disse que “a fundação da COOPALI significa um momento de muita alegria em estarmos participando da fundação dessa cooperativa escolar e por estamos unindo duas escolas municipais que sonharam e acreditaram nesse programa: Escola José Rodrigues Cardoso e Escola Antônio de Godoy Bueno”. A Secretária acrescentou que – “sabemos da importância deste programa (Cooperativas Escolares) para a evolução e progresso, e no avanço qualificante para a educação mormacense. Nosso sentimento de gratidão também ao Sicredi por fomentar a concretização desse sonho-”, enfatizou ela.
A presidente da COOPALI, Andriele Sorgatto Veiga agradeceu aos colegas por ter sido escolhida para liderar o grupo. “Eu sei que a cooperativa vai fazer muito bem, e nós esperamos trazer novas pessoas das escolas. Fico feliz por estar fazendo parte da criação da cooperativa, e desejo longa vida à CoopAli.”
O gerente de Relacionamento da Sicredi Botucaraí RS/MG João Alberto de Souza, que também representou o presidente da Cooperativa Carlos Rogério Matuella, lembrou que desde 2019 que a ideia das cooperativas escolares já estava presente na comunidade mormacense, ocasião em que foi fundada a Joacoop, (que teve descontinuidade) e, que a partir do início deste ano de 2024 se trabalhou com o grupo de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Botucaraí RS/MG, a retomada do Programa, em Mormaço. “Quando se funda uma cooperativa escolar, abrem-se portas para o protagonismo, a liderança e o desenvolvimento intelectual da cultura cooperativista, e agradeço aqui também a equipe da Logos, da professora Mara pelo belo trabalho realizado”, referiu-se aos presentes.
Em sua Assembleia Geral de fundação, foram eleitos os seguintes alunos para compor a diretoria da cooperativa escolar:
Presidente: Andriele Sorgatto Veiga; Vice-presidente: Érica da Silva Veiga; Primeira secretária: Ariely Vasconcelos da Rosa; Segunda Secretária: Bruna Lorena Henn; Primeiro Tesoureiro: Deividi Rosa da Veiga; Segundo Tesoureiro: Felipe Marques Borges; Diretor de Pesquisa: Daniel Lima do Prado; Diretora de Comunicação: Júlia de Loreno; Diretora de Educação Cooperativa: Ketlem Santos da Rosa.
Também foram eleitos os alunos para o Conselho Fiscal, são eles os titulares: Arthur Rodrigues de Oliveira; Maria Eduarda Prestes; Maria Eduarda Morais.
Como Suplentes ficam: Andrei Vieira do Amaral; Geovana Vieira do Amaral; Kauã Pimentel de Carvalho.
Atualmente a Sicredi Botucaraí RS/MG fomenta quatro Cooperativas Escolares. São elas: COOPALI, de Mormaço (fundada em 19/11/24); COOPLEMOR, de Ibirapuitã (EEEF Leonel de Moura Brizola); COOPERCILA, de Soledade (EEEF Dona Darcila); COOPEAG, de Soledade (EMEF Ângelo Guerra).
As Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados por meio de uma proposta pedagógica que incentive a prática da cooperação. O objetivo é ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo.
Texto e Fotos: ASCOM/Sicredi Botucaraí
Comentários