Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Pais poderão optar por cidade na certidão de nascimento de bebê

por Nayam Franco

Bebê poderá ser registrado com cidade onde nasceu ou cidade onde mãe reside

Joana esteve contando sobre essa nova medida que já está em vigor na Tua Rádio Cristal
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

Uma nova medida visa auxiliar famílias e facilitar a relação de naturalidade de bebês nascidos fora de seus municípios.

A nova medida prevê que a certidão registre a "naturalidade" da criança –o que permite que os pais optem entre a cidade onde a criança nasceu ou a cidade de residência da mãe.

De acordo com Joana Darc de Moraes Malheiros, titular do Registro Civil de Soledade, a medida atende a um pedido de municípios que hoje não têm maternidades, e que acabam ficando de fora dos registros.

 "Outra situação é quando as mães tem que fazer o parto em municípios maiores devido a complicações, ou por escolha, mesmo assim ela poderá definir a naturalidade do bebê para Soledade, por exemplo", afirmou.

Por mais que uma soledadense resolva ter um filho em Passo Fundo, por exemplo, na hora do registro da criança ela poderá optar pela naturalidade do bebê para Passo Fundo, onde nasceu, ou para Soledade, onde a mãe reside.

"É uma medida para as pessoas optaram. Muitos querem que seus filhos tenham a naturalidade de sua cidade, e não de onde a criança nasceu", destacou Joana.

Além da opção pelo município, a medida prevê que, nos casos em que o parto ocorreu fora do hospital, passem a ser registrados na certidão os nomes, profissão e residência de duas testemunhas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais