IBGE de Soledade realiza novas contratações de recenseadores
Baixar ÁudioIsso ocorreu pela falta de funcionários para realizarem a coleta de dados de 2022
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) teve que realizar um novo processo seletivo para recenseadores em Soledade. Isso ocorreu pela falta de funcionários para realizarem a coleta de dados de 2022.
Na sexta-feira, 19/08, foi divulgado o resultado do último processo seletivo que o IBGE realizou para a contratação de recenseadores para o município. Segundo a Coordenadora de subárea de Soledade, Vanessa Mânica, a partir de agora será realizado uma listagem de acordo com a classificação dos aprovados, para que seja feito a convocação, após a convocação será desempenhado uma habilitação para treinamento.
“Para que não ocorra um atraso, o treinamento será em formato de contingência, este que está sendo organizado, serão cerca de três dias para os recenseadores fazerem este treinamento básico, e logo após eles deverão atuar na coleta domiciliar. A estimativa é que 15 pessoas sejam contratadas, pelo fato de algumas desistência e também pelo aumento de vagas” esclarece a Coordenadora de subárea de Soledade.
A COLETA DE DADOS EM SOLEDADE
Soledade não registrou alto índice de recusa para os questionamentos, os cidadãos estão colaborando, a coleta de dados está sendo feita dentro do prazo. Os recenseadores estão sendo atendidos e conseguindo fazer o trabalho no turno escolhido, sendo assim a rentabilidade está normalizada. A coleta de dados também já iniciou no interior de Soledade. A avaliação prestada pela coordenadora de subárea do Censo Demográfico 2022 em Soledade é positiva.
COLETA PELO TELEFONE
Se o recenseador chegar até a moradia do cidadão e a pessoa não conseguir atender naquele momento, ter que sair para trabalhar ou estar ocupada, existe a opção de fazer a coleta por telefone.
O que é feito?
O recenseador faz um agendamento com o morador para realizar o questionário por telefone ou estar agendando para retornar em outro momento.
Vanessa ainda conta que mesmo com a nova contratação de profissionais a previsão é que a coleta não atrase, esta deverá ser finalizada no mês de outubro, mas em setembro será possível ter uma estimativa melhor.
Confira a entrevista completa no player acima.
Comentários