Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Ponto positivo para a criação da lei seca há 15 anos

Baixar Áudio por Carolina Grotto Giongo

Para tanto, em 19 de junho de 2008 foi implementada a Lei Seca

Foto: Divulgação

A segurança no trânsito é algo de extrema importância, já que são vidas que estão em jogo diariamente. Para tanto, em 19 de junho de 2008 foi implementada a Lei Seca, um indicativo de que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estaria mais rigoroso para punir motoristas que dirigem após consumir bebida alcoólica.

“É positiva a visão da criação desta lei quando temos dados estatísticos que indicam uma redução no número de mortos de pessoas envolvidas em acidentes em que o condutor ou algum dos condutores está alcoolizado”, relatou o advogado criminalista Felipe Borges Oliveira.

Na última segunda-feira, 19/06, o Brasil celebrou os 15 anos de criação dessa lei. A principal mudança foi a inclusão da tolerância zero, pois, até então, não previa punição para os motoristas que dirigissem após o consumo de pequenas quantidades de álcool.

“A grande sacada dessa lei foi estabelecer a tolerância zero para álcool e direção. Paralelo a isso, temos acompanhado a forma em como a população trata o álcool. Ele é uma droga lícita, no entanto é vista como objeto de ostentação. Então a lei é positiva, com certeza, mas tem muito que avançar na questão da educação”, pontuou Felipe.

A partir dessas alterações, conduzir veículos em via pública com qualquer teor de álcool no organismo passou a caracterizar infração de trânsito gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação por 12 meses.

 

Informações: Diretoria de Operações da PRF

Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal

Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais