Justiça decide que delegados podem escolher a nova direção da Cerfox
Baixar ÁudioDuas chapas demostraram interesse em concorrer, uma liderada pelo atual presidente da Cerfox, Diógenes Lastre e a outra, por Adão Reginei Camargo
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal
O Tribunal de Justiça, ao reconhecer a possibilidade de validade de um estatuto vigente, aprovado por meio de uma Assembleia Geral Extraordinária em setembro de 2020, tornou válida a participação de Delegados representativos nas eleições, escolhidos previamente pelos sócios da Cooperativa De Distribuição De Energia Fontoura Xavier (Cerfox).
Os advogados Carina Ruas e José Luiz Cagliero estiveram presentes neste sábado, 21/08 nos estúdios da Tua Rádio Cristal para esclarecer melhor o assunto, representando o Departamento Jurídico da Cooperativa.
Uma reforma estatutária criou alguns requisitos para que o associado ou interessado em concorrer a chapa preenchesse alguns requisitos, permitindo que delegados representativos passassem a participar das eleições da cooperativa.
“Essa representatividade através dos Delegados é autorizada por lei, a qual permite que qualquer cooperativa com número de associados superior a 3 mil sejam representados na assembleia por Delegados”, afirmou Carina Ruas.
“A Cerfox possui um total médio de 16 mil associados, com abrangência territorial ampla, por isso tal decisão judicial passa a permitir que Delegados participem do processo eleitoral”, esclarece a advogada.
Em relação a última Assembleia realizada em setembro de 2020, Carina Ruas ainda frisa que “em nenhum momento houve qualquer omissão de informações que pudessem prejudicar o associado, pois o objetivo da realização destas Assembleias é dar voz aos associados”.
A alteração maior juridicamente a nível das eleições, foi a de que antes, estas eram realizadas pelos sócios e a partir de então serão realizadas pelos Delegados representativos, escolhidos previamente pelos associados da Cooperativa.
O próximo passo será a realização de uma reunião na próxima semana, com a Comissão Eleitoral, a fim de dar andamento a este processo de escolha da nova direção.
Cabe salientar, que duas chapas demostraram interesse em concorrer, uma liderada pelo atual presidente da Cerfox, Diógenes Lastre e a outra, liderada por Adão Reginei Camargo, (o Neizinho).
A Tua Rádio Cristal também ouvirá os advogados da chapa liderada por Neizinho, que ingressaram com a ação, para saber das medidas que serão tomadas disnte desta decisão.
Ouça a notícia completa no player acima.
Comentários