Inverno será rigoroso em Soledade
Baixar ÁudioInicia oficialmente o Inverno no hemisfério sul em 21 de junho
A palavra inverno deriva do latim, hibernum, que significa neutro, invernal, invernoso, tempo frio. O inverno está também associado à característica de alguns animais de entrar em um período de hibernação durante as baixas temperaturas. No hemisfério sul, hoje, 21 de junho é o início oficial do inverno.
O inverno marca o período mais frio do ano no Rio Grande do Sul. As jornadas mais frias costumam ocorrer sob influência de ciclones extratropicais intensos no Atlântico Sul e que são responsáveis por impulsionar massas de ar muito gelado para o Estado. Quando o frio está acompanhado de um ciclone potente, é comum os gaúchos terem o vento Minuano, sensação térmica negativa, minimas muito baixas, geada ampla e, em alguns casos, neve.
Em Soledade, o frio já veio há semanas, indiferente do inverno ter começado ou não. Conforme o Observador Meteorológico local, Paulo Henrique Pinheiro, há uma linha de estudiosos que indicam que o inverno é junho, julho, agosto e outros que defendem que o inverno é variável de ano para ano, e começa já final de maio. “Somos umas das regiões mais frias do Estado, junto com a região de São José dos Ausentes, Vacaria e Bom Jesus, esse quadrado são os locais de mais incidência de frio, além de que quanto mais longe do mar, mais frio”, destaca PH.
Essa semana o frio já é o dia todo e não apenas de manhã e a noite, pois a umidade do ar também baixa muito, ressalta Paulo Henrique. “As baixadas são ainda mais fria, pois o ar frio tende a descer por ser pesado”, pontua ele.
Segundo o observador do tempo a tendência é de um inverno bastante frio, sendo que a previsão da neve só é possível ser feita 2 ou 3 dias antes do evento. “A geada é ainda mais fria que a neve”, finaliza Paulo Henrique. As mínimas hoje foram de 3,7° em Soledade.
Comentários