Dia da Consciência Negra: uma conquista importante na luta contra a desigualdade
Celebrada em 20 de novembro, a data se tornou feriado nacional e está sendo comemorado pela primeira vez na história em 2024
O Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares celebra a luta pelo povo afrodescendente pela valorização da identidade, cultura e história das pessoas negras. Celebrada em 20 de novembro, a data se tornou feriado nacional e está sendo comemorado pela primeira vez na história em 2024.
A data convida a todos para reflexões, celebra vitórias e coloca a negritude como foco em todo o país. O dia 20 de novembro ainda traz lembranças de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil no período colonial, assassinado em 1695, e que teve grande papel na luta pelo fim da escravatura no Brasil.
Edilson dos Santos, advogado soledadense, falou sobre a importância desta data ser celebrada e se tornar um feriado nacional. “Essa data é um marco na luta contra o racismo e igualdade racial no país. Ser feriado nacional é um marco importantíssimo em toda essa luta contra a desigualdade, essa é uma conquista para que possamos refletir sobre as atitudes necessárias para tornar as coisas iguais para todos”.
“Essa é uma batalha que estamos enfrentando há muito tempo e que, sem dúvida nenhuma, continuaremos enfrentando por muito tempo ainda. Nós ainda não conseguimos afirmar que existe uma igualdade, um exemplo disso são nos cargos de destaque, onde os negros são pouquíssimos. Infelizmente sabemos que a cor da pele vai interferir no salário, interferir nas oportunidades que você vai ter na vida e a forma como você vai ser visto na sociedade”.
Por fim, o advogado ainda reforçou que a população brasileira tem a maioria da população composta por negros e que a data de 20 de novembro serve como um ponto positivo nessa luta contra a desigualdade.
Texto e foto: Kételyn Gocks/ Tua Rádio Cristal
Comentários