Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda inicia em 15 de março
Os contribuintes que não enviarem dentro do prazo poderão ser multados.
O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física para 2024 está previsto entre os dias 15 de março e 31 de maio, segundo a Receita Federal. Os contribuintes que não enviarem dentro do prazo poderão ser multados.
“Importante frisar que neste ano são dois meses e meio para o contribuinte cumprir com a sua obrigação. Todo ano espera-se que milhões de pessoas que ficam na obrigatoriedade entreguem a sua declaração dentro do prazo estabelecido. Destacamos como principal ponto os rendimentos tributáveis das pessoas fiscais, que são obrigadas a declarar quem recebeu acima de R$ 28.559 mil reais”, explicou a contadora Adriana Faoro Teixeira.
Aqueles que não entregarem a sua declaração até o prazo final pode ter o seu CPF suspenso. “A não realização do imposto de renda pode implicar em vários problemas. De imediato, a pessoa tem seu CPF suspenso em torno de 6 a 12 meses e depois o cancelamento, gerando sérias consequências com a Receita Federal”, esclareceu Adriana.
Vale ressaltar que os produtores rurais também precisam realizar a declaração do imposto de renda. “A receita está realizando a chamada ‘operação declara grãos’, que é justamente para pegar os agricultores que não declararam os valores de vendas e compras, ou seja, toda movimentação da sua atividade rural. Ele é obrigado a declarar a partir de R$ 142 mil reais de movimentação no seu bloco de produtor”, finalizou a profissional.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Marcos Vinícius de Souza/Tua Rádio Cristal
Comentários