Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Há 50 anos um milagre: conheça a história da festa de Santa Rita de Cássia em Soledade

por Nayam Franco

Conheça mais sobre a festa que em sua história reúne um milagre, uma carta, uma igreja e um Chevette.

Festa de Santa Rita de Cássia completa 50 anos no domingo
Foto: Nayam Franco/Rádio Cristal

A Festa de Santa Rita de Cássia que acontece no próximo domingo, 21/05, em Soledade completa sua 50ª edição em 2017.

O evento começou em 1967 após um milagre ter mudado a história da família Nardon em Soledade. Flávio Nardon, um dos ex-presidentes da comunidade, contou para a Tua Rádio Cristal a história desta festa que começou com muita fé e religiosidade.

Durante a década de 1960, a tuberculose virou epidemia no Brasil. O irmão de Flávio, Luiz Antônio, o Pitu, foi diagnosticado em 1966 com a doença.

Internado no Sanatório Belém em Porto Alegre, locais comuns à época em virtude da epidemia, hoje Hospital Parque Belém, Pitu havia emagrecido e estava esperando a cirurgia, com um quadro considerado complicado.

Como na época não havia telefone em Soledade e a comunicação era quase que exclusivamente que por cartas, a família que ficou no município se abastecia da fé.

Albertina Rocha, a Dona Beta, sugeriu a família fazer uma promessa à Santa Rita de Cássia: caso Pitu se recupere, a família construiria uma gruta para a imagem da santa. No período, Santa Rita não era conhecida no município e por isso, teve o voto de confiança da família.

Durante a novena, toda noite na casa da família, uma batida na porta modificou o momento de fé. Flávio atendeu a porta e um senhor de Espumoso trazia uma carta do Dr. Demóstenes Pinto que atendia Pitu.

"Tragam roupa. Luiz Antônio engordou, não precisará de cirurgia e está curado", dizia a carta. Com a boa notícia e a volta de Pitu para Soledade, a família muito marcada pelo milagre resolveu cumprir a promessa.

Ao invés de construir uma gruta, com o pedido do então Frei Capuchinho de Soledade Efraim Sperandio, uma igreja foi construída.

A família Nardon contando com a ajuda da comunidade soledadense, entre elas, o ex-prefeito de Soledade Ivo José Stein, trabalhou para a construção do local.

"Ao redor do local da construção da igreja só havia a Sosad, não tinha outra coisa, era um campo descoberto", declarou Flávio.

Graças a então primeira dama de Soledade, Jurema Porto, esposa de Olmiro Ferreira Porto prefeito na época, ao invés de uma capela, como estava sendo planejado, uma igreja de madeira, bem modesta, foi construída.

Em 30 de abril de 1967 foi feita a primeira festa da comunidade. Naquele tempo as galinhas não eram compradas no mercado, elas vinham vivas e antes da festa, todo mundo se reunia para matar e rechear os animais. A primeira festa começou com vinte galinhas, quatro paletas de porco e quarenta espetos de churrasco.

A inspiração da primeira festa foi em Navegantes, com a imagem da santa percorrendo a cidade. A procissão fugiu dos padrões da época em que só aconteciam ao redor da praça.

 "A primeira festa tinha cinco carro e um caminhão, todo mundo ia em cima por que era muito longe", declarou Nardon.

A partir das outras festas, a Igreja foi sendo substituída por um galpão construído ao redor para guardar materiais de construção da nova igreja.

As melhorias foram feitas na época conhecida como o "auge da pedra" em Soledade. Em 1975, Ibanor Beneduzzi assumiu a presidência da comunidade e com o patrocínio da família Lodi a primeira rifa foi realizada com o prêmio de um Chevette 0km.

O canto do Terno de Reis da comunidade surgiu após uma dívida da paróquia pela sua edificação e melhoria na estrutura. Integrantes da comunidade passavam nas casas e pediam contribuições espontâneas para pagar a dívida.

Hoje, cinquenta anos depois, a Festa de Santa Rita de Cássia é uma das maiores atividades religiosas da região de Soledade.

Em 2017, a festa de Santa Rita de Cássia acontece em 21 de maio, com início às 9h30 com a procissão com os Freis Missionários Capuchinhos, 10h30 a missa campal com o Frei Euldes Capelari e às 12h, o almoço,  às 13h30 a benção da saúde, às 14h30 reunião dançante e às 17h o tradicional sorteio da rifa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais