Projeto Conscientizando o Campo incentiva a preservação da natureza e o descarte correto do lixo no interior de Soledade
Baixar ÁudioO trabalho que leva o nome de “Conscientizando o Campo”, é desenvolvido pelas turmas do 8° e 9° ano do ensino fundamental da escola e está contando com o apoio da comunidade
A Escola Estadual Dona Darcila, localizada no Pontão da Boa União, interior de Soledade, está desenvolvendo um projeto de conscientização sobre o descarte de lixos e resíduos no campo. O trabalho que leva o nome de “Conscientizando o Campo”, é desenvolvido pelas turmas do 8° e 9° ano do ensino fundamental da escola e está contando com o apoio da comunidade.
O projeto, que tem como finalidade a preservação da natureza e que busca a melhor forma de descartar o lixo no campo, foi desenvolvido pela Diretora da Escola, Medianeira Gheler Viviam. “Esse projeto começou como uma sementinha no ano passado. Esse início foi com a mostra cientifica, que é um projeto da rede estadual de educação, onde os alunos que estavam no sétimo ano do ensino fundamental deram início ao trabalho, pensando em como reaproveitar e reutilizar os resíduos que iam para o lixo antes”.
A diretora ainda explica os motivos pelo qual esse projeto é tão importante para ser desenvolvido no campo. “Sabemos que no campo existe muito a questão dos venenos na lavoura, então esse projeto também vem como uma forma de conscientizar sobre a utilização e descarte correto das embalagens. A grande maioria lava e descarta corretamente, mas alguns ainda não. Então existem diversos fatores para serem conscientizados em nossa localidade”, ressaltou Meridiana.
A professora Marilia Rampanelli, é quem coordena o projeto juntamente com os alunos, falou sobre o funcionamento desse trabalho na escola. “A partir desse projeto recebemos alguns lixos e resíduos, para que sejam levados para o descarte correto. Quando recebemos uma quantidade considerável de resíduos, trazemos para a cidade e entregamos para os nossos parceiros que descartam de forma correta”.
Segundo a professora, o envolvimento dos alunos é considerável. “Os alunos estão levando o projeto para suas casas, compartilhando com os pais e vizinhos. Na escola são as crianças que organizam todo esse recebimento dos materiais, além de participarem de outras atividades do projeto. A comunidade está recebendo bem o projeto e colaborando com os alunos”.
A aluna da instituição, Elenice Marques da Silva, falou sobre o desenvolvimento desse projeto na comunidade. “No início tivemos altos e baixos em nosso projeto, mas com o tempo evoluímos, aprimorando as ações e modificamos o nome do projeto. Mesmo com a mudança do nome, as ações principais do projeto não mudaram e estamos realizando ações para melhorar essas questões de descarte e queima de lixos no campo”.
Por fim, Elenice citou a importância desse projeto para o desenvolvimento pessoal dos alunos que participam. “O envolvimento dos alunos contribui muito com o meio ambiente e ajuda também intelectual deles. Aprendemos muitas coisas a partir desse projeto, que com certeza irão nos ajudar para a vida. A comunidade também tem se envolvido muito, e isso nos deixa muito contentes. Todos abraçaram projeto e estão colaborando e nos auxiliando no desenvolvimento”.
Texto: Kételyn Gocks/ Tua Rádio Cristal
Foto: Paulinho Paes/ Tua Rádio Cristal
Ver insights e anúncios
>Turbinar publicação
Todas as reações:
33
Comentários