Processo Judicial Eletrônico é implantado em Soledade
Implantação aconteceu nesta quinta-feira, 18/09, junto a Vara do Trabalho do município
Foto: Paulinho Paes/Rádio Cristal
Tendo como objetivo eliminar o uso do papel, garantir maior segurança e automatizar diversos atos processuais que eram feitos manualmente, tendo como uma das principais vantagens, a celeridade, foi implantado em Soledade, nesta quinta-feira, 17/09, o sistema de Processo Judicial Eletrônico.
A implantação do processo eletrônico foi marcada pela presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Cleusa Regina Halfen, do Prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo e da Presidente da OAB soledadense, Claride Chitolina Taffarel.
Estatísticas do TRT-RS demonstram que, atualmente, o tempo médio entre ajuizamento e o julgamento dos processos eletrônicos é de 30% menor que o do processo em papel.
Para os advogados, o processo eletrônico diminui a necessidade de deslocamento até as unidades judiciárias e possibilita o peticionamento via internet 24 horas por dia.
O sistema também permite a consulta processual por login e senha, inclusive a partir de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
Atualmente, o Processo Judicial Eletrônico funciona em 100 varas do trabalho e quatro postos avançados, abrangendo 75% das unidades de primeiro grau (no total, são 132 VTs e 10 Postos).
O número de municípios que conta com o sistema chegou a 33 em 2014, mais da metade daqueles que possuem sedes da Justiça Trabalhista no Rio Grande do Sul (65). A implantação iniciou em setembro de 2012.
Na segunda instância, o PJe-JT já é operacionalizado por todas as Turmas Julgadoras e Seções Especializadas do TRT-RS.
Comentários