Cavaleiro que pretende viajar até Brasília a cavalo passa por Soledade
Morador de São Luiz Gonzaga pretende viajar até a capital do País para reivindicar melhorias no hospital
Há três dias na estrada, o zootecnista Gilberto Utzig pretende viajar para Brasília cavalgando para chamar a atenção para a situação do único hospital de sua cidade, São Luiz Gonzaga, passou por Soledade.
O cavaleiro deverá passar por Porto Alegre e subir até Brasília em uma jornada que tem aproximadamente a estimativa de 120 dias.
Ele pretende cumprir o trajeto de aproximadamente 2,5 mil quilômetros a cavalo, junto com sua bandeira do Rio Grande do Sul com o símbolo do único hospital do município.
Segundo ele, o apelo é para salvar a instituição de saúde que acumula R$ 12 milhões em dívidas, sendo que não há dinheiro para comprar comida para os pacientes.
A Rádio Cristal conversou com o cavaleiro Utzig, que afirmou querer com essa iniciativa mobilizar os políticos e os governos para que atendam a saúde e mantenham os convênios em dia.
Ele ainda declarou para a reportagem da Rádio Cristal que os deputados precisam destinar as verbas para as casas de saúde, que são instituições filantrópicas.
A crise financeira que o estado passa não permitiu que o governo estadual fizesse os repasses para a casa de saúde.
Para Utzig, o Hospital São Luiz Gonzaga que é referência no atendimento para 90 mil pessoas da região, necessita de ajuda. De fevereiro a julho deste ano, o governo estadual deixou de repassar R$ 1,2 milhão de reais para a casa de saúde.
Ouça a entrevista com Gilberto Utzig
Comentários