Animais domésticos sofrem com o frio durante período do inverno
Baixar ÁudioConforme a médica veterinária Kamila Mazetto, as baixas temperaturas podem trazer uma série de complicações
Assim como as pessoas, os animais também sofrem com o frio rigoroso do inverno. Apesar de possuírem pelos, cães e gatos, por exemplo, sofrem com o frio, especialmente aqueles que vivem em ambientes externos.
Conforme a médica veterinária Kamila Mazetto, as baixas temperaturas podem trazer uma série de complicações, como problemas respiratórios, articulares e até hipotermia. Com relação ao banho, a profissional ressalta que não precisa ser tão frequente quanto nas estações mais quentes, mas ele é importante porque a pelagem do animal resseca com o frio.
Sobre o local de dormir, Kamila diz que desde que o animal seja saudável e limpo não há problemas inclusive de dormir com o dono (a). “Eles podem estar protegidos com roupinhas, não tantas, mas elas auxiliam especialmente pets com pelagem curta”, afirma.
A exposição dos animais ao sol também deve ser adequada, para não ter excesso, já que cães com pelagem curta e pele clara, podem desenvolver câncer de pele. Assim como as pessoas, os animais bebem menos água no inverno, por isso, água fresca deve estar sempre a disposição.
Outro fator importante no cuidado dos pets no inverno é com relação aos animais ficarem mais suscetíveis a doenças, e com isso, podem contrair viroses e outras doenças, inclusive a gripe.
Texto e Foto: Glauber Silveira/Tua Rádio Cristal
Comentários