Talões de cheque estão ficando para trás no momento do cliente realizar pagamento
Baixar ÁudioO popular e conhecido cheque ainda sobrevive como forma de pagamento
O popular e conhecido cheque ainda sobrevive como forma de pagamento, no entanto sua utilização está distante da relevância que teve no passado. Em 2023 foram quase 170 milhões de cheques compensados, o que mostra uma queda na utilização.
Catia Silveira Fernandes, Gerente Regional de Desenvolvimento na Sicredi Botucaraí RS/MG, falou sobre a baixa no número de cheques compensados. “De fato os meios de pagamento estão se atualizando ao longo dos anos. O cheque, que é um dos meios de pagamento mais antigos, está se mantendo de uma forma menor e vem perdendo espaço com o passar dos anos. Nos últimos três anos nós tivemos uma redução de 20% nas compensações de cheques”.
Cátia também falou sobre a atualização nas formas de pagamento, que são os principais motivos para a queda na utilização dos talões de cheque. “Hoje o cheque está sendo utilizado como uma forma de pagamento a prazo, na sua grande maioria. Aquele cheque à vista não existe mais, e acabou sendo substituído por outras formas de pagamento, como o pix. Nós percebemos que ao longo do tempo as coisas vão evoluindo, se aperfeiçoando e vão sendo substituídas, como é o caso do cheque”, finaliza.
Texto: Kételyn Gocks/ Tua Rádio Cristal
Foto: Marcos Vinicius/ Tua Rádio Cristal
Comentários