Artesão: O profissional que transforma tudo em arte
Baixar ÁudioA identidade de um artesão não está expressa apenas nas etiquetas de suas peças, mas também nos detalhes de cada uma de suas obras
A identidade de um artesão não está expressa apenas nas etiquetas de suas peças, mas também nos detalhes de cada uma de suas obras. O trabalho desses profissionais se destaca pelos detalhes, beleza e criatividade presente em cada uma de suas produções.
Tanea Trevisol, artesã soledadense, explicou o que é ser artesã em sua percepção. “O artesão é a pessoa que trabalha com algum produto diferenciado, o artesanato em si é muito vasto. O principal ingrediente para a produção é o amor, amor pelo que você faz. O artesanato é um dom que vem com você e que é expresso no momento da produção”.
A artesã explicou sobre os tipos de artesanatos. “Existem diversos tipos de artesãos, eu gosto de trabalhar com o crochê, tricô e bordado, enquanto outras pessoas trabalham com madeira, pedra e outras coisas. O trabalho com artesanato pode abranger muitas áreas e muitos materiais, cada profissional tem um talento diferente”.
Devido a grande produção de lã no município, os produtores acabam nos doando esse material para a produção de peças artesanais, segundo Tanea. “Nós recebemos doações de lã, no entanto, para trabalhar com a lã nós precisamos de um maquinário específico, que não possuímos no momento. Estamos trabalhando para conseguir verba para a compra dessas máquinas, para que possamos trabalhar e produzir ainda mais com esse material tão abundante em nossa região”.
A artesã ainda falou sobre os trabalhos sociais realizados pelos artesãos de Soledade. “Além dos produtos comercializados em feiras, nós temos a parte social muito presente também. Durante as enchentes de maio, produzimos e doamos em torno de 40 acolchoados para bebês. Além disso, também fizemos um trabalho de ensinamento às mães da APAE e outras entidades do município”.
Por fim, Tanea agradeceu a todos que apoiam o artesanato local, seja com a cedência de espaço para a realização da Feira do Produtor Rural ou pela compra dos produtos produzidos pelos artesãos locais.
Texto: Kételyn Gocks/ Tua Rádio Cristal
Foto: Marcos Vinicius de Souza/ Tua Rádio Cristal
Comentários