Freis Capuchinhos serão homenageados com a Comenda Botucaraí em Soledade
São 80 anos de serviços prestados a comunidade soledadense
Foto: Ivan Sgarabotto/RedeSul de Rádio
A Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul que em 2016 comemora 120 anos no estado, completa também 80 anos de atuação em Soledade.
Reconhecendo isso, a Câmara de Vereadores de Soledade aprovou um projeto de decreto legislativo para conceder a Comenda Botucaraí, a maior honraria concedida pelo município, para os Freis Capuchinhos.
A aprovação veio através da criação do projeto pelos vereadores Jussara Mello Batista (PP) e José Dionei Quevedo Portella (PSDB), aprovado por unanimidade pelos demais legisladores.
Para o Provincial dos Capuchinhos, Frei Cleonir Dalbosco, a expansão dos frades em Soledade, trata-se de toda uma região.
"Quando falamos em Soledade, falamos de toda uma região, estamos expandindo", declarou Dalbosco.
Há 80 anos em Soledade, foram os criadores do Hospital de Caridade Beata Gema Galgani, que posteriormente mudou sua nomenclatura para Hospital de Caridade Frei Clemente.
A Paróquia Nossa Senhora de Soledade que é coordenada pelos Capuchinhos, atende a 36 comunidades da cidade e do interior no processo de evangelização.
Coordenam também com a comunidade as Pastorais da Saúde, Carcerária, Familiar, Cáritas, da Juventude e da Criança.
"Estamos surpreendido pelo reconhecimento da comunidade. Senado, Assembléia Legislativa e vários municípios do RS", afirmou Cleonir.
São 65 anos na direção da Rádio Cristal e 25 anos na Rádio Maisnova. Hoje, são quatro frades capuchinhos atuando no município soledadense.
"Deixamos nosso agradecimento aos vereadores pelo carinho e reconhecimento do trabalho dos Capuchinhos em Soledade", finalizou o provincial.
Ouça a entrevista completa com o provincial dos capuchinhos, Frei Cleonir Dalbosco,
Comentários