Aberta oficialmente as atividades alusivas aos 141 anos de Soledade
Atividades alusivas ao aniversário de Soledade começam nesta quinta-feira
Foto: Igor Binotto/Rádio Cristal
A semana do município, alusiva aos 141 anos de emancipação político-administrativa de Soledade teve início oficialmente nesta quinta-feira, 17/03, no palco Jesus Marodin.
As atividades seguirão até a próxima terça-feira, 29/03, aniversário de Soledade, com a realização de diferentes eventos.
Além do pronunciamento das autoridades, também aconteceram apresentações culturais executadas pelos alunos de algumas escolas da rede municipal, estadual e particular e pela Banda Marcial do município.
Um dos primeiros compromissos desta semana do município, será nesta quinta-feira, às 16h, a inauguração oficial do Caps (Centro de Atendimento Psicossocial), no bairro Fontes.
Neste ano, o feriado do município passará por modificações. Não será na terça-feira, 29 e sim, na segunda-feira, 28/03. A mudança ocorreu devido ao pedido do comércio local, acatado pela prefeitura.
História
Em 1846, a Lei Provincial n.º 50, de 19 de Maio elevou à Capela Curada, a povoação de Nossa Senhora da Soledade, ainda pertencente ao município de Cruz Alta.
Em 1857, a Lei Provincial n.º 335, de 14 de Janeiro, elevou a Capela de Nossa Senhora da Soledade à categoria de freguesia.
A freguesia de Soledade passaria a pertencer à vila de Passo Fundo. A Câmara de Passo Fundo dividiu a freguesia de Soledade nos distritos de Restinga do Botucaraí, de Soledade e de Lagoão.
Somente em 1875, com a Lei Provincial n.º 962, de 29 de Março, a freguesia de Nossa Senhora da Soledade elevou-se à categoria de vila, emancipando-se de Passo Fundo.
A emancipação foi assinada pelo Presidente da Província José Antônio de Azevedo Castro, sancionando o que fora aprovado pela Assembleia Legislativa, em razão de um projeto dos deputados Cândido Lopes, A. Correia de Oliveira, Antunes Ribas e Antônio Eleutério de Camargo.
Comentários