Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Tua Rádio Cristal e Sicredi Botucaraí realizam programa especial sobre o Outubro Rosa

por Carolina Grotto Giongo

A apresentação do programa foi da comunicadora Mariana Teixeira

A Tua Rádio Cristal, em parceria com a Sicredi Botucaraí, realizou nesta segunda-feira, 16/10, um programa especial direto da agência da Sicredi Missões para falar sobre o Outubro Rosa e as dicas de prevenções, cuidados e relatos de quem enfrentou o câncer.

A apresentação do programa foi da comunicadora Mariana Teixeira e contou com a participação da secretária adjunta da Secretaria da Saúde de Soledade, Olita Camini Veiga; da coordenadora das ações municipais em saúde, Maíra Batista; e da professora Maria Leda Loss, que por oito anos lutou contra o câncer.

Em um primeiro momento, a Olita ressaltou as diversas ações feitas pela Secretaria da Saúde e a importância da valorização por parte da comunidade em relação aos exames e cuidados, participando dos eventos promovidos pela pasta.

Já Maíra Batista informou que neste mês de outubro a Secretaria da Saúde promoverá diversas ações no SUS Central e nas ESF's (Estratégia de Saúde da Família)/postos de saúde. "É muito importante que as pessoas possam fazer seus agendamentos e os cumpram. Hoje temos um problema com os agendamentos que não são concluídos pela não ida das pessoas. Isso faz com que outras pessoas que podiam ser atendidas, não seja, porque está reservado", contou.

Uma vencedora na batalha contra o câncer, a professora Maria Leda Loss, contou que só virou escritora depois de enfrentar a doença. Foi oito anos com reincidências e já são oito anos sem a doença.

"Para mim, o primeiro passo fundamental é vencer o medo. As mulheres não retiram ou não fazem os exames, muitas vezes, por medo. Nós precisamos ter muito claro que esse medo só nos agride, nos prejudica e nos atrapalha, eu começaria falando para as mulheres que o medo é terrível, mas a doença é muito pior", enfatizou a professora.

Ela relatou seu enfrentamento com vários exames no ano de 2007, quando tinha 54 anos, e descobriu através de uma tomografia um câncer avançado no ovário. "Foi um choque e eu me culpava: 'como eu deixei chegar a esse estágio?', pensava eu na época", relatou.

Por fim, a ideia foi que as pessoas, mulheres ou homens, enfrentem o medo e se cuidem, faça exames periódicos e estejam atentos as alterações do seu próprio corpo. O programa especial foi realizado em parceria da Tua Rádio Cristal e da Sicredi Botucaraí.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais