Junho lilás: campanha de conscientização contra a violência a pessoa idosa
Baixar ÁudioO dia 15 de junho é o Dia Mundial Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
A cor referência do mês de junho é a lilás, cuja campanha é direcionada conscientização contra a violência ao idoso. Importante ressaltar que a violência não se caracteriza apenas física, mas também psicológica, moral entre outras.
“Além dessa campanha que é de extrema importância, o dia 15 de junho é o Dia Mundial Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Infelizmente essa situação é uma realidade no dia a dia, no entanto, é preciso entender que uma sociedade justa não se cala diante da violência contra essas pessoas”, revelou Joselice Gradaschi, coordenadora do Promuati de Soledade.
Joselice ressalta, também, que a sociedade como um todo precisa aceitar as limitações dos idosos. “Se eles estão aqui hoje, é porque eles vieram antes e nos deram a vida. Então, sejam limitações físicas ou de entendimento, é essencial o respeito e o cuidado com eles, e o zelo vem primeiramente da família”, afirmou.
Quem presenciar algum tipo de violência contra a pessoa idosa, pode denunciar de forma anônima, através do “Disque 100”. O serviço funciona 24h por dia, nos sete dias da semana, inclusive nos feriados. A ligação pode ser feita, gratuitamente, de qualquer aparelho telefônico. Além disso, existem órgãos sociais como CRAS, delegacias especializadas em proteção do idoso, o próprio Ministério Público onde as denúncias podem ser feitas.
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Arquivo Tua Rádio Cristal
Comentários