Academia Soledadense de Letras realiza atividade para comemorar 10 anos de fundação
Baixar ÁudioNestes 10 anos acadêmicos da ASL editaram e lançaram mais de 50 obras literárias
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal
Com o objetivo principal de dar apoio aos escritores de Soledade que por si só não conseguiam divulgar suas obras, foi criada em 17/12/2010 a Academia Soledadense de Letras.
Nicácio Lima, um dos fundadores, deu detalhes de como tudo teve início, destacando como estímulo as Semanas Farroupilhas de Soledade que se revestiam de muita cultura.
Lima anda buscou subsídios junto à academia de letras de passo Fundo, de onde trouxe o estatuto para ter uma base de como proceder em Soledade.
Constituída a academia soledadense, 27 acadêmicos foram convidados a integrá-la sendo eles:
Adão Vargas Dias
Daniel Paese
Dionára Moraes da Silva
Élia Picolli Walendorff
Elizette Scorsatto Ortiz
Elomar L. Parizotto
Florinda Fanton de Camargo
Gerson Antunes
Gilmar de Matos Palmeira
Glaura Hilário Brockstedt
Jairo Ferreira da Silva
João Alberto de Souza
Léa Maria Brito Teixeira
Leda T. Rubin Fernandes
Maria Arlinda O. Daroit
Maria Beatriz Chini Eifert
Maria Gezorina M. Batista
Maria Helena Gonçalves Pinto
Maria Lêda Lóss dos Santos
Maria Renatti R. Cardoso
Nery Luiz da Silva
Nicácio João Maria de Lima
Paulo Diógenes Quevedo Borges
Paulo Guerra
Remí Morais de oliveira
Sonia Salete Morais
Zenaide Alaniz Rodriguez
Atual presidente da Academia Soledadense de Letras, Paulo Borges disse que a história e a vida reservam surpresas, umas agradáveis, outras nem tanto. Para ele, se tornar presidente da instituição se tornou extremamente fácil, diante de um coletivo maravilhoso que ajudou a mudar a cultura soledadense.
Paulinho fez um paralelo na história de Soledade, destacando que durante 130 anos no município, foram produzidas e reconhecidas apenas quatro obras, e, nos dez anos da academia foram mais de 50 obras literárias editadas e lançadas pelos integrantes da mesma.
Agora para comemorar esta data tão significativa será apresentada uma obra contando um registro histórico do que foi feito pelos acadêmicos na trajetória da Academia Soledadense de Letras.
Gilmar Palmeira, acadêmico da entidade e responsável pela formatação da obra, disse ver o livro como uma cereja no bolo. Porem fez questão de frisar que o mesmo foi feito a várias mãos e que todas as ações foram discutidas por uma comissão, fazendo parte desta, Elizete Ortiz, Maria Lêda Lóss dos Santos, Maria Helena Gonçalves Pinto, Nicácio Lima, Paulo Diógenes Quevedo Borges e Nurimar Bianchi.
O lançamento da obra literária “10 Anos de Realizações da Academia Soledadense de Letras”, ocorrerá através de uma live pelo facebook da Tua Rádio Cristal, nesta terça-feira, 16/06, às 20 horas.
Ouça a entrevista com Nicácio Lima, Paulo Borges e Gilmar Palmeira, na íntegra, no player de áudio acima.
Comentários