Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

UPF recebe júri em comemoração aos 20 anos do curso de Direito no Campus de Soledade

por Nayam Franco

Julgamento foi acompanhado por alunos do curso de Direito que puderam ver o acusado ser condenado a 13 anos de prisão por homicídio

Júri foi realizado no auditório da UPF
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

Um marco para a história da Universidade de Passo Fundo Campus de Soledade. Assim foi avaliado o júri realizado no auditório da universidade em Soledade no fim de tarde desta segunda-feira, 13/11, que se prolongou durante a noite.

A realização do júri foi através de um pedido feito pela direção do Campus de Soledade diretamente à Comarca de Soledade, que fora atendido pela juíza Karen Pinheiro.

O julgamento começou às 17h e terminou próximo às 23h, com o júri da morte de Valdelírio de Carvalho, 49 anos, no dia 22 de janeiro de 2017, na localidade de Santa Paulina no interior de Mormaço.

Edelar dos Santos Moraes, 25 anos, estava sendo acusado de homicídio por motivação passional. A defesa do réu foi feita pelo advogado Manir Zeni.

A acusação estava sendo feita pela Promotoria de Justiça com os promotores Bill Jerônimo Scherer e Diego Prux. O julgamento se sucedeu por seis horas até o veredicto e a sentença ser proferida pela juíza Karen, depois da decisão dos jurados, onde o réu foi condenado por homicídio a 13 anos, um mês e quinze dias de prisão em regime fechado, por tratar-se por crime hediondo.

Para a juíza, os alunos puderam vivenciar um julgamento real e tiveram um esclarecimento  de como funciona um tribunal do júri. "As portas estão abertas de ambos os lados, tanto da UPF quanto do Fórum, quem sabe poderão ter outros", destacou Karen.

Já o promotor Diego Prux se mostrou contente com o resultado do júri, em especial, pois a análise é feita como um todo, inclusive que o réu era um bom pai de família e um trabalhador, mas que mesmo assim, isso não o exime de ter cometido o homicídio.

"Feliz pois a qualificação foi levada em conta pelo júri, já que tratou-se de um crime passional já que o condenado tinha ciúmes da ex-companheira", enfatizou Prux.

O advogado de defesa, Manir Zeni, defende ainda que Edelar teria agido em legítima defesa e que irá recorrer ao caso. "Sentença dada, sentença se cumpre, porém, nós iremos recorrer, pois não foi analisada as provas que contavam nos autos", afirmou.

O crime

A morte de Valdelírio de Carvalho de 49 anos aconteceu por volta das 19h de domingo, 22 de janeiro de 2017, na localidade de Santa Paulina, interior de Mormaço.

Conforme a polícia, o homem teria sofrido dois golpes de faca na região do tórax, vindo a falecer no local. O delegado regional, Jader Ribeiro Duarte, efetuou a prisão do homem ainda acusado de ser o autor do crime que morava nas proximidades onde aconteceu o fato.

O acusado em depoimento alegou legitima defesa, no entanto, a policia trabalhou, desde o princípio, também com a possibilidade de crime passional.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais