Prazo para declaração do ITR encerra em até setembro
Baixar ÁudioO prazo para a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR), cobrado pela Receita Federal anualmente, irá até o mês de setembro.
O prazo para a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR), cobrado pela Receita Federal anualmente, irá até o mês de setembro. A declaração é referente ao exercício de cada ano, na ocasião são referentes ao exercício de 2024.
Neste ano, a declaração é obrigatória para todos, pessoa física ou jurídica, que forem proprietários ou detentores de imóveis rurais. Segundo o Sindicato Rural de Soledade, no município devem ser cadastrados mais de dois mil imóveis rurais, quando somados os pequenos, médios e grandes propriedades.
Zaloar Pedro, secretário executivo do Sindicato Rural de Soledade, explica os documentos necessários para o cadastramento. “Pedidos para aqueles que fazem a declaração todos os anos que prestem atenção no preenchimento, pois é só seguir a documentação anterior e atualizar o que for necessário. No entanto, aquelas pessoas que forem fazer pela primeira vez, depende da escritura da propriedade, documentos pessoais, o Cadastramento Ambiental Rural e fazer o cadastro no INCRA”.
Segundo ele é preciso declarar o que o existe em cima da propriedade, sejam áreas de lavoura, reflorestamento, benfeitorias ou de mata. “A partir dos dados declarados, se a área tiver um percentual de aproveitamento acima dos 80%, será feito o cálculo dos valores a serem pagos. Dependendo do percentual de mata na propriedade, o valor pode ser isentado.
Por fim, Zaloar se coloca à disposição dos produtores. “Nós, como Sindicato, sempre estamos aqui a disposição do produtor para maiores esclarecimentos e informações. Queremos que os produtores façam uma declaração tranquila e evitem maiores problemas no futuro”.
O prazo para a declaração foi iniciado no dia 12/08 e terá fim no dia 30/09, podendo acarretar em diversos problemas em caso de atraso. O pagamento pode ser feito em uma parcela, com vencimento no dia 30/09, ou em até quatro parcelas, com o primeiro pagamento também para o dia 30/09 e os demais nos dias 31/10, 29/11 e 30/12.
Texto: Kételyn Gocks/Tua Rádio Cristal
Foto: Arquivo/ Tua Rádio Cristal
Comentários