Corsan avalia quadro de estiagem e fornecimento de água em Soledade
Baixar ÁudioSegundo o superintendente da Companhia, Aldomir Santi, novos investimentos deverão ser direcionados ao município, a fim de evitar transtornos quanto ao acesso ao recurso hídrico
Foto: Arquivo
A Corsan, Companhia Riograndense de Saneamento trabalha assiduamente para fornecer o acesso à água de modo eficaz e consistente. Todavia, problemas vêm sendo registrados recentemente, causando transtornos provenientes por parte da população.
Em Soledade, um exemplo recente aconteceu na última sexta-feira, 07/01, quando houve o rompimento de uma adutora que interliga a captação do recurso do Rio Espraiado até a estação de tratamento do município, porém, após um trabalho célere por parte dos profissionais o abastecimento foi reestabelecido.
Sobre o tópico da falta de água o superintendente regional da Corsan, Aldomir Santi aponta que alguns fatores para além da distância entre o rio e a estação de tratamento interferem no redirecionamento do recurso até as casas em certos momentos, entre eles problemas de energia elétrica e/ou queda de tensão, pontos estes que nem sempre estão ao alcance da Corsan no tangente a resolução.
Segundo Santi, a estiagem é outro agravante que acarreta preocupação em múltiplos setores. Por estar sendo evidenciada desde meados de 2019 um dos principais pontos volta-se para o abastecimento relativo a poços artesianos, uma vez que no momento até mesmo os mananciais não conseguiram ser abastecidos pelo recurso, devido a sua escassez.
Apesar de tais interpéries, Aldomir descarta a possibilidade de haver racionamento do recurso em Soledade, mas chama atenção para a necessidade de cautela quanto ao uso do recurso.
Para este ano, melhorias estão sendo planejadas – tal como a construção de um reservatório junto ao bairro Ipiranga, menciona o superintendente da Companhia, a fim de que quando por ventura houver desabastecimento os reservatórios supram a demanda de consumo por um período, até que o fornecimento da água seja reestabelecido novamente.
Por fim, Santi frisa que foram múltiplos os avanços destinados a Soledade nos últimos anos, com o propósito de possibilitar a população o acesso à água a contento das pessoas que do recurso necessitam para necessidades gerais.
Ouça a notícia completa no player acima.
Comentários