Tratamento da saúde mental contínuo é o principal caminho para a prevenção ao suicídio
Baixar ÁudioPsicóloga destaca importância do equilíbrio da saúde mental
A principal forma de prevenção ao suicídio é o tratamento da saúde mental de forma contínua. É o que explica a psicóloga que atende em Soledade, Naya Susan Becker. De acordo com ela, o equilíbrio das emoções que o tratamento proporciona para depressão, principal causa de suicídios, é fundamental para evitar casos.
“É importante o tratamento ao longo da vida, porque traz a estabilidade. Muitas vezes não há a cura, mas a estabilidade. O que pode mudar é a frequência de medicações quando há. Precisamos tratar a saúde mental, não apenas o físico, somos completos em corpo e mente. Valorize a sua vida como um todo”, cita.
Ela também lembra que quem está em estado depressivo não consegue ter forças para sair da situação, por isso sempre é fundamental a ajuda de um profissional da área. Além disso, o apoio, acolhimento e não julgamentos fazem parte do processo por parte da família e amigos. “Muitas vezes a pessoa dá sinais. Há sofrimentos internos, ela pode ter tudo, mas a dor a consome. Aquele que comete suicídio não quer acabar com a vida, mas com sofrimento. Precisamos abraçar os pacientes e verificar o que a leva para esses sintomas.”
Confira a entrevista completa no áudio anexo na reportagem.
Texto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal
Comentários