Samu de Soledade explica funcionamento do serviço para a comunidade
Baixar ÁudioNova coordenadora destacou que atendimento inicia na Central em Porto Alegre
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esclarece sobre como ocorrem os atendimentos na comunidade. A coordenadora do Samu em Soledade, a enfermeira Bárbara Voos, concedeu entrevista para a Tua Rádio Cristal e explicou como o trabalho é realizado até que a equipe vá até o local de atendimento ao paciente.
De acordo com Bárbara, quando alguém liga para o Samu para solicitar o atendimento a chamada cai em uma central de regulação que atende todo o Rio Grande do Sul com médicos e radio-operadores.
“É importante que as pessoas ao ligarem sejam objetivas a partir das perguntas que serão feitas, elas precisam estar calmas e responderem aos questionamentos e repassarem as informações necessárias. Atualmente, não temos ambulância de suporte avançado com médico e enfermeiro, temos a de suporte básico com técnico e condutor. Muitas vezes a pessoa que está com o paciente até pode realizar as massagens cardíacas ao receber as instruções até que chegue a ambulância, isso é muito importante e salva muitas vidas.”
Em relação aos trotes, até o momento não foram registrados. No entanto, muitas vezes as pessoas não chamam o Samu por medo. De acordo com Bárbara, é importante a população saber que para qualquer atendimento pode acionar o Samu, pois levar por conta o paciente ao hospital pode ter riscos. “Temos a forma correta de manusear o paciente com técnica para não complicar mais o estado de saúde e ter mais lesões. Dependendo da situação e a forma incorreta de proceder com a vítima, podem ocorrer lesões irreversíveis”, cita Bárbara.
Texto: Carolina Schmidt/Tua Rádio Cristal
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