UPF Soledade realiza aula inaugural da Pós Graduação Especialização em Gestão de Negócios em Cooperativas
Foto: Marcos Vinícius/Rádio Cristal
Atualmente a gestão cooperativa tem sido tema de debates e intensificada devido ao processo de abrangência nos desenvolvimentos regionais, onde estão inseridas as cooperativas de crédito, de produção, habitacionais e outras que agregam um conjunto de pessoas em prol do bem comum.
Esse cenário invoca a qualificação dos colaboradores que atuam no gerenciamento dessas organizações e dos associados como forma de promover a gestão participativa. A estratégia gerencial passa pelo conhecimento do mercado no qual a cooperativa está inserida, pela gestão financeira, administrativa, econômica e de educação cooperativa, no sentido de fortalecer e dotar estas organizações de instrumentos eficientes e alternativas de solidez do negócio coletivo.
Pensando desta maneira, a UPF, em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul – Sescoop/RS realizou, na noite desta sexta-feira, 11/12, junto ao campus de Soledade, sua aula inaugural de Pós Graduação Especialização em Gestão de Negócios em Cooperativas.
Na aula em questão, José Zigomar Vieira dos Santos, Gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, palestrou sobre o tema Cooperativismo: tendências e desafios para 2016.
O curso de Especialização em Gestão de Negócios em Cooperativas aborda o tema em nível nacional e internacional, proporcionando conhecimentos teóricos, técnicos e práticos.
Segundo Idioney Oliveira Vieira, Diretor do Campus UPF de Soledade, o curso visa o aperfeiçoamento na formação de profissionais em relação aos aspectos de organização, planejamento e gestão das entidades que compõe o sistema cooperativo.
O curso destina-se, aos funcionários e associados das cooperativas que estejam interessados em especializar seus conhecimentos de gestão na área de abrangência da região da produção, no entorno do município de Soledade.
Participam da Pós Graduação, funcionários e colaboradores da Coagrisol, Sicredi Botucaraí, Cerfox e Cotriel, totalizando 33 acadêmicos, que ao final de dezoito meses receberão seus diplomas.
Ouça a entrevista com Idioney Oliveira Vieira, Diretor do Campus da UPF de Soledade, na íntegra.
Comentários