Programa jovem aprendiz e estágio possibilitam jovens a ingressar no mercado de trabalho
Baixar ÁudioEm Soledade, diversas empresas na área de serviços, comércio e indústrias são parceiras
Atualmente, a maneira mais fácil para o jovem ingressar no mercado de trabalho é por meio do estágio ou programa jovem aprendiz. Através do CIEE/RS é possível cadastrar um currículo e se candidatar a diversas vagas. Em Soledade, diversas empresas na área de serviços, comércio e indústrias são parceiras.
“Para ingressar no estágio, o jovem precisa ter no mínimo 16 anos e estar cursando o nível médio, técnico ou superior de ensino. A carga horária deve ser de no máximo 6h diárias e 30h semanais. As empresas podem contratar com carga horária reduzida de 5h ou 4h, dependendo da necessidade, desde que a atividade não seja insalubre ou periculosa”, destacou Artur Machado, representante do CIEE.
Artur afirma que se o candidato quiser participar do jovem aprendiz, é preciso ter entre 14 a 24 anos e necessita estar estudando nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio ou ter concluído o ensino médio. A carga horária é de 4h diárias e 20h semanais, pelo período de dois anos de contrato. A diferença é que há encontros teóricos com o CIEE e a prática é feita na empresa”, frisou.
Por parte da empresa, Artur afirma que tanto para o estágio quanto para o jovem aprendiz, é preciso ter cadastro junto ao CIEE. “No momento que o cadastro for feito, é importante que as empresas já abram as oportunidades e, a partir do recrutamento, a empresa aprova o candidato e o CIEE entra com a emissão e a elaboração do contrato”, finalizou.
Para quem tiver interesse em se candidatar às vagas, basta acessar o site: >www.cieers.org.br/conjuntos
Texto: Carolina Giongo/Tua Rádio Cristal
Foto: Freepik/Divulgação
Comentários